
Textos, artigos diversos e outras tantas formas de palavras escritas. Este é um blog para quem gosta de ler, questionar e filosofar...
29 de abril de 2011
O HISTÓRICO JOGO DA MORTE

28 de abril de 2011
TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR?

27 de abril de 2011
TAGUATINGA, LUZ DOS MEUS OLHOS...



TV TUPI, A PRIMEIRA E ÚNICA...



GRIPE INFLUENZA E O QUE QUER DIZER H1N1

Existem 3 tipos de Influenza, o vírus que causa a gripe, o A, B e C. O influenza A é o mais variável e que causa mais estragos todos anos. Ele tem 8 pedaços de RNA dentro de uma cápsula. Duas proteínas deles são mais importantes para entendermos. Uma é chamada de Hemaglutinina, fica do lado de fora do vírus e serve para fazer contato com a célula. Como ela se liga em células, quando o colocam o vírus em uma gota de sangue, os glóbulos vermelhos ficam aglutinados (hemo aglutinina, hemaglutinina). A outra é a Neuraminidase, ela quebra os açúcares onde a hemaglutinina se liga para liberar os vírus recém formados. Como a hemaglutinina e a neuraminidase ficam para fora do vírus, são as proteínas mais reconhecidas por anticorpos e usadas nos testes de diagnóstico. Por isso as linhagens de influenza são nomeadas pelas letras HN, como H1N1, H3N2, de acordo com o tipo de cada uma. São conhecidos 16 tipos de Hemaglutinina e 9 de Neuraminidase. Só alguns são frequentes em seres humanos, H1, 2 e 3 e N1 e 2. Todos os outros são encontrados em aves aquáticas, principalmente patos, que são o reservatório natural do Influenza A. As aves migratórias misturam os vírus em escala mundial pois nelas a gripe não causa sintomas, e infecta o sistema digestivo ao invés do respiratório. Quando param em lagos para comer durante a migração, defecam e a água fica forrada de influenza. Num lago com água fria o vírus chega a durar 30 dias. Os mais perigosos, que matam mais galinhas e pessoas quando transmitidos, são os H5 e H7.
26 de abril de 2011
SERIADOS DOS ANOS 70 E 80

Havaí 5.0, Magnum, O homem de seis milhões de Dólares, MacGyver - Profissão Perigo, O túnel do tempo, Além da Imaginação, Batman, Jornada nas estrelas, Os intocáveis, Perdidos no espaço, Terra de gigantes, Guerra, sombra e água fresca, O fugitivo, Os invasores, Combate, Thunderbirds, Policewoman, Bonanza, Manimal, A super máquina, Miami vice, Esquadrão classe A, James West, Kojak, A mulher biônica, Columbo, Jeannie é um gênio, MASH, As panteras, Espaço 1999, Galactica, O incrível Hulk, Mulher Maravilha, O gordo e o magro, O homem foguete, Bat Masterson, Os Waltons, Dallas, Capitão Marvel, Os montros, A feitceira, Os três patetas, Ilha da fantasia, Casal 20, Ultraman, Viagem ao fundo do mar, Buck Rogers, Missão impossível, Alf - O ETeimoso, Zorro, S.W.A.T., Kung Fu, A gata e o rato, Amazing Stories, O homem da máfia, O homem invisível, Tarzan, Jim das selvas, Trovão Azul, Águia de Fogo, Abbott e Costello, V - A batalha final, Agente 86, Arquivo confidencial, Automan, Barnaby Jones, Ben, o urso amigo, Caras e coroas, Chaparral, Chips, Cowboy na Africa, Daktari, Daniel Boone, Família Do-Ré-Mi, Mod squad, Na mira do tira, O homem do fundo do mar, O homem que venho do céu, Os pioneiros, The Persuarders, Planeta dos macacos, Poderosa Isis, 5ª dimensão, Projeto UFO, Ratos do deserto, Primo cruzado, A noviça voadora, Sea Quest, Os seres do amanhã, Starman, Starsk & Hutch, Super herói americano e tantos outros.
A COR PÚRPURA: O PERDÃO LIBERTA
"Color Purple",
neste belíssimo e sensacional filme, produzido em 1985 e dirigido por Steven Spielberg, baseado no romance de Alice Walker. O filme "A cor púrpura" adentra a sociedade norte americana do ínicio de século vinte, no sul pobre e segregacionista contando a história de Celie (Whoopy Goldberg) que violentada pelo pai, ela se torna mãe de dois filhos e é doada a Albert (Danny Glover) que se torna seu companheiro e senhor, tratando-a como escrava e esposa. Celie aprende uma lição grandiosa que o perdão nos liberta de toda submissão. Sua vida então tem uma reviravolta, assistam quem ainda não se interessou, vale a pena, e este é mais um um dos excelentes filmes que indico aqui...

25 de abril de 2011
MISSÃO CRULS: A RAIZ DE BRASÍLIA

24 de abril de 2011
PÁSCOA, NOVA VIDA SEMPRE...

A paixão e morte de Cristo Jesus duraram algumas horas, mas a sua ressurreição dura mais de 2000 anos e é esse o motivo para termos esperança, crermos no amor como a maior força que move nossa sociedade... Que a Páscoa seja sempre para vocês leitores do blog uma passagem para as vitórias com o Cristo Ressuscitado.
23 de abril de 2011
SANTO FORTE E BRIGADOR

Que ele proteja cada dos que creêm nele e também os que não acreditam. Que a mistica de santo forte e brigador nos dê força para lutar contra todas forças do mal.
Oração de São Jorge
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge Rogai por Nós.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge Rogai por Nós.
20 de abril de 2011
ESSA EXTENSA FAMILIA...

Não seria a raça humana, uma grande e extensa familia? Com alguns pequenos detalhes que os diferenciam como, o idioma, a cor da pele, as culturas, as manias e as crenças, porém somos tão parecidos, tendo as mesmas preocupações, os mesmos medos. Por que então tanto ódio entre seres tão parecidos? Por que tanta ira? É tão melancólico a indiferença com os irmão africanos, asiaticos e latino-americanos que não tem acesso a nada, são os excluidos do sistema e perambulam de um lado para outro se ter aonde ir. Nossa soberba contemporânea nos cega e não vemos quantas pessoas simples são humilhadas, espancadas, enganadas, simplesmente por serem apenas humildes e desprovidos de toda sorte na sua essência. Quando mais o mundo se globaliza, uma geração tem tudo já pronto, mastigado, eles também aprendem sobre coisas irrisórias, desvirtuam valores e fazem o que não deve ser feito e alguns pais fazem vista grossas e desdenham... Parece que as cidades estão cercadas, as autoridades constituidas e as pessoas responsáveis por estas áreas não se mexem, pois elas também estão no meio do caos moral e espiritual. Cidades sitiadas, arrasadas, o céu já não é mais tão azul e o ar que se respira? Oxigênio? Ou outros milhares de gases? A raça humana, tão nova comparada ao universo e se acha dona dele, destroi o que não criou, usam a força bélica em guerras desnecessárias, matam seus semelhantes pelo prazer maléfico do consumismo, da tirania, da usurpação, traem e usam a sórdida mentira para enganar os incaultos, os ingênuos, em nome de Deus, agariam milhões do vil metal, corrompendo seu templo interior. Raça humana, irmãos separados por causa da religião, de ideologias, doutrinas e "ismos", brigados por causa de palavras, calúnias e conspirações, por motivo torpe, autoritarismos, prepotência e mesquinhez. Há a podridão que se alastra, frutas podres contaminam as outras frutas. Mas ainda se pode fazer algo raça humana pelo seu ecossistema, pela gerações que estão crescendo e que virão, ainda se pode amar uns aos outros com todo poder que se há dentro de cada um, a cada instante. Há vários motivos para acreditar, os bons são maioria, só assim a extensa familia humana estará preservando este planeta, as culturas, as virtudes e fazendo a árvore da paz produzir frutos auspiciosos e fazendo o amor fraterno exalá como perfume das flores numa manhã de primavera.
19 de abril de 2011
X-MEN, A DIFERENÇA FAZ A FORÇA

18 de abril de 2011
NATIONAL GEOGRAPHIC, EXCELÊNCIA.


CORRIDA CONTRA O TEMPO...


17 de abril de 2011
MAHABHARATA: "A GRANDE HISTÓRIA DA HUMANIDADE"

O mais longo poema épico de todos os tempos já foi traduzido em várias Idiomas. Transformou-se em livros, peças teatrais e em filme. Sua fantástica história ainda é, contudo, pouco conhecida com acontecimentos, um tanto exóticos e estranhos para a nossa visão ocidental, porém repleto de simbologias, feito para o entendimento das mentes místicas orientais e evoluidas. Erudito e popular, o Mahabharata que em Sânscrito significa " a grande história da humanidade ", corporifica a essência cultural da Índia. Trata-se do relato da disputa dinástica entre dois grupos de primos que culmina numa apocalíptica batalha, pondo em risco toda a sorte do mundo. A narração da guerra é realçada por histórias secundárias que fornecem uma base social , moral e cosmológica aos combates. Todos os eventos do conflito decorrem sempre da obediência ou desobediência do darma, lei que rege a ordem secreta e pessoal que cada um traz em sí e se desrespeitado resulta em desastre. A narrativa é feita por Vyasa, um velho eremita com trajes de mendigo, que às vezes participa da história. Outro protagonista é um menino e Ganesha, o deus com cabeça de elefante que escreve os relatos em um livro. O Início da História se dá na idade do ouro, quando, sob o reinado de Santanu, no qual a terra vive em paz e sem misérias. Perdidamente apaixonado por Satyavata, mãe de Vyasa, o eremita, o rei foi pedi-la em casamento ao pescador que a criara. No entando o velho pescador impôs uma condição: que o filho resultante do casamento fosse o sucessor do reino. Porém o direito natural pertencia a Bhishma, o filho perfeito, invencível e sábio que tivera com Ganga, a divindade do rio. O Mahabharata conhecido também como Mahabarata ou Mahabharata é um dos dois maiores épicos clássicos da Índia, juntamente com o Ramáiana. Sua autoria é atribuída a Krishna Dvapayana Vyasa. O texto é monumental, com mais de 74.000 versos em sânscrito, e mais de 1,8 milhões de palavras; se o Harivamsa for incluído como sendo anexo e parte da obra, chega-se a um total de 90.000 versos, compondo o maior volume de texto numa única obra humana. O Mahabharata é sem dúvida o texto sagrado de maior importância no hinduísmo, e pode ser considerado um verdadeiro manual de psicologia evolutiva de um ser humano. A obra discute o tri-varga ou as três metas da vida humana: kama ou desfrute sensorial, artha ou desenvolvimento econômico e dharma a religiosidade mundana que se resume em códigos de conduta moral e rituais, obrigatórios para quem deseja o desfrute e o poder econômico que adquire o desfrute. Além dessas metas mundanas o Mahabharata trata de moksha, ou a liberação do ciclo de tri-varga e a saída do samsara, ou ciclo de nascimentos e mortes. Em outras palavras, é uma obra que visa o conhecimento da natureza do "eu" e a sua relação eterna com toda a criação e aquilo que transcende a ela. Com atores de várias nacionalidades para mostrar a universalidade do livro, foi lançado em 1989 o filme com o mesmo nome, sob direção de Peter Brook.
16 de abril de 2011
RENÉ DESCARTES, "COGITO, ERGO SUM"

15 de abril de 2011
MIG 31 "FOXHOUND"

TRIO ESPERANÇA, O QUE É BOM É PARA OUVIR SEMPRE

01 – Os Reis Magos (Les Rois Mages)
02 – Impossível acreditar que perdi você
03 – Passeio à tarde
04 – Dr. bom humor
05 – Não aguento você
06 – O dia que foi lindo
07 – Na hora do almoço
08 – Moro no fim da rua
09 – Pra ver o céu azul
10 – It is the day
11 – Não faz sentido
12 – Noves fora (O progresso)
14 de abril de 2011
O MESTRE DA LÍNGUA PORTUGUÊSA

ORQUESTRA TABAJARA, ENTRE AS MELHORES

12 de abril de 2011
12 DE ABRIL DE 2011: 50 ANOS DO PRIMEIRO VÔO DO HOMEM AO ESPAÇO

GLENN MILLER, MAIS UM DOS EXCELENTES MÚSICOS DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO 20

OS ESTADOS E SEUS CIDADÃOS PRESIDENTES

13 Estados brasileiros tiverem seus cidadãos nascidos em seu território ocupando o cargo mais importante do país, o de Presidente do República, seja pelo voto direto, indireto, juntas em governos militares, golpes, ou provisoriamente. Está assim distribuido:
MG - 08 PresidentesRS - 07 Presidentes
RJ - 06 Presidentes
SP - 05 Presidentes
AL - 03 Presidentes
PB - 03 Presidentes
MA - 02 Presidentes
CE - 02 Presidentes
MT - 02 Presidentes
RN - 02 Presidentes
SC - 02 Presidentes
BA - 01 Presidente
PE - 01 Presidente
E estes são os Estados que nunca tiveram um cidadão nascido em seu território ocupando o cargo de Presidente da Repúbica, são eles: DF, GO, MS, PI, SE, PR, ES, RR, RO, AC, AM, AP, PA, TO.
FENÔMENO LA NIÑA

La Niña representa um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas ao El Niño, e que caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. Alguns dos impactos de La Niña tendem a ser opostos aos de El Niño, mas nem sempre uma região afetada pelo El Niño apresenta impactos significativos no tempo e clima devido à La Niña.O fenômeno La Niña, que é oposto ao El Niño, corresponde ao resfriamento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental formando uma “piscina de águas frias” nesse oceano. À semelhança do El Niño, porém apresentando uma maior variabilidade do que este, trata-se de um fenômeno natural que produz fortes mudanças na dinâmica geral da atmosfera, alterando o comportamento climático. Nele, os ventos alísios mostram-se mais intensos que o habitual, média climatológica e as águas mais frias, que caracterizam o fenômeno, estendem-se numa faixa de largura de cerca de 10 graus de latitude ao longo do Equador desde a costa peruana até aproximadamente 180 graus de longitude no Pacífico Central. Observa-se, ainda, uma intensificação da pressão atmosférica no Pacífico Central e Oriental em relação à pressão no Pacífico Ocidental. O fenômeno La Niña não ocorre todos os anos e da mesma forma. Sua freqüência é de 2 a 7 anos, com duração aproximada de 9 a 12 meses, há casos que pode durar até 2 anos.
FENÔMENO EL NIÑO

De vez em quando, tanto pode ser de dois em dois anos, como de sete em sete anos, os habitantes da costa ocidental da América do Sul, Perú, Chile e Equador, notam que um pouco antes do Natal as águas do mar, o Oceano Pacífico, começam a aquecer à superfície, e que as anchovas e outros peixes, muito abundantes na região, desaparecem deixando os pescadores completamente sem nada que fazer. Os habitantes daquela região chamaram-lhe "el niño", o menino, por aparecer nesta altura do ano, em que se festeja o nascimento do outro menino, o Jesus. Então, El Niño é o nome dado a um fenômeno que ocorre nas águas do pacífico e que altera as condições climáticas em diversas partes do mundo. Como já foi dito o El Niño dura de 12 a 18 meses em média em intervalos de 2 a 7 anos com diferentes intensidades. Quando ocorre o fenômeno as mudanças do clima são diferentes em cada parte afetada do mundo como por exemplo secas no sudeste asiático, invernos mais quentes na América do norte e temperaturas elevadas na costa oeste da América do sul, que faz com que os pescadores do Peru sejam prejudicados. Todas estas mudanças ocorrem devido ao aumento da temperatura na superfície do mar nas águas do pacífico equatorial, principalmente na região oriental. Isto faz com que a pressão na região diminua, a temperatura do ar aumente e fique mais úmido, no pacifico oriental. Esta mudança nesta parte do mundo causa uma mudança drástica de direção e velocidade dos ventos a nível global, fazendo com que as massas de ar mudem de comportamento em varias regiões do planeta. O El Niño provoca o enfraquecimento dos ventos alísios na região equatorial, ou seja, nos ventos que sopram de leste para oeste, provocando mudanças nas correntes atmosféricas que irão acarretar em precipitações e secas anormais em diversas partes do globo, além de aumento ou queda de temperatura, também anormais. O fenômeno vem sendo registrado desde 1877, tendo alcançado seu pico no período de 1997 a 1998, quando houve o maior número de catástrofes. O El Niño ocorre periodicamente com variação de 1 a 10 anos entre cada ocorrência
11 de abril de 2011
MUTANTES E SEUS COMETAS NO PAÍS DO BAURETS

10 de abril de 2011
MUSTANG 1967

LEGIÃO URBANA DOIS

O segundo disco da banda Legião Urbana é mais uma desse trabalhos com qualidade da música mundial e em particular do rock nacional. O LP "Dois", foi lançado em 1986, com a formação: Renato Russo: voz, teclados e violões, Dado Villa-Lobos: guitarras, violões, Renato Rocha: contrabaixo elétrico e Marcelo Bonfá: bateria, percussão. Na música "Daniel na cova dos leões" em seu começo é possível ouvir um pouco da canção "Será" envolto a ruídos de rádio e do hino da Internacional Socialista. É o segundo álbum mais vendido da banda, com mais de um milhão de cópias, e considerado por muitos o mais romântico e por mim o melhor da banda. A faixa "Tempo Perdido" fez um grande sucesso e tornou-se um dos clássicos da Legião e um hino da juventude dos anos 80. "Eduardo e Mônica", quase que uma crônica; "Índios", uma das músicas mais refexivas já compostas, "Quase Sem Querer", "Andreia Doria", com letras irretocávéis, também são faixas desse peculiar e agradável disco. Este álbum entrou na lista da revista especializada Rolling Stone entre os 100 maiores discos da música brasileira. Uma pena que tenhamos nos dias atuais ter que ouvir nas TV's e rádios, músicas de qualidade dúbia e de péssimo gosto. A poesia de Renato Russo tem feito falta.
8 de abril de 2011
PLANETA VERDE CHAMADO AMAZÔNIA.

O MESTRE DA ARTE SURREALISTA





SURFISTA PRATEADO, O HERÓI FILOSÓFICO DOS QUADRINHOS

O Surfista Prateado surgiu pela primeira vez no arco de histórias do Quarteto Fantástico conhecida como "A Trilogia de Galáctus". Como de costume, Stan Lee escreveu o roteiro em algumas poucas páginas e passou para Jack Kirby. Nesse primeiro roteiro, o Surfista não aparecia. Quando Kirby apresentou os desenhos para que Lee colocasse os diálogos e demais finalizações, ele notou que havia sido incluída a figura do Surfista. Kirby justificou o personagem alegando que um ser tão poderoso como Galáctus deveria ter um arauto. Lee de imediato gostou da idéia, e acabou por achar que o personagem tinha uma postura nobre, passando a desenvolvê-lo nesse sentido. O Surfista apareceu em outras histórias do Quarteto, chamando a atenção de Alícia Masters, a namorada cega do Coisa. Depois enfrentaria o Doutor Destino e participaria de uma aventura do Hulk, até que Lee resolvesse lançar uma revista tendo ele como o Herói principal. O surfista era originalmente Norrin Radd, um astrônomo novo do planeta Zenn-La. Concordou servir como arauto à entidade god-like, Galactus, a fim conservar Zenn-La. Os poderes enormes concedidos, uma aparência prateada e uma prancha de surf como o veículo, que foram modeladas após uma fantasia de Radd - surfista de prateado da infância vaguearam o cosmos, procurando por planetas novos para que Galactus consumisse. A Marvel lançou a revista do herói em 1968, um belo trabalho de Stan Lee e principalmente do desenhista John Buscema que depois desenharia por anos as histórias do bárbaro Conan. A partir de 1971, o Surfista Prateado viveria algumas aventuras com o recém-formado grupo de super-heróis chamado de Defensores. Compunham originariamente esse grupo Namor, Hulk e Doutor Estranho. Os roteiros mostravam um herói pacifista e nobre, preocupado com as guerras e com o destino da Terra. Causou estranheza aos leitores da Marvel da época, habituados com personagens violentos e anti-heróis como o Hulk ou o Coisa e a revista acabou por ser cancelada menos de dois anos depois de ser criada. Nos anos 80 virou um personagem " cult" ao ser citado em fala do ator Richard Gere na refilmagem americana de 1983, "A Força do Amor" do filme francês À bout de souffle ou Acossado, de Godard . Assim, em 1987 o herói voltaria em novas séries de histórias como protagonista, desta vez como um viajante cósmico. No período que passou na Terra, ele aprendeu muito sobre a humanidade e a nobreza que o liberto e continua a viver muitas aventuras ao lado de heróis terráqueos.
DISCO "DESTROYER" DO KISS, OUTRA RARIDADE

6 de abril de 2011
IDIOMAS, QUEM FALA MAIS, MANDA MAIS?

APOLLO 13, INTELIGÊNCIA, SORTE E...

5 de abril de 2011
"MÃE DOS BRASILEIROS"

Assinar:
Postagens (Atom)