
Textos, artigos diversos e outras tantas formas de palavras escritas. Este é um blog para quem gosta de ler, questionar e filosofar...
31 de março de 2011
"LED ZEPPELIN II", ROCK DE PRIMEIRISSIMA QUALIDADE...

30 de março de 2011
DDT, INSETICIDA DE PANDORA?

CIPIÃO, O GENERAL AFRICANO

BANDEIRANTES, ESSE PAÍS NÃO SERIA TÃO EXTENSO SE NÃO FOSSEM ELES

28 de março de 2011
"HEUREKA! HEUREKA!"

SELEÇÃO BRASILEIRA DA COPA DO MUNDO 70, MELHOR TIME DE TODOS OS TEMPOS

1-Brasil (1970)
2-Hungria (1953)
3-Holanda (1974)
4-Milan (1989/90)
5-Brasil (1958)
6-Real Madrid (1956/60)
7-Brasil (1982)
8-Barcelona (1991/94)
9-Itália (1934/38)
10-França (1998/2000)
DRAGÕES, ALÉM DA IMAGINAÇÃO...

Dragões ou dragos, do grego drákon, são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano semelhantes a imensos lagartos ou serpentes, muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes. Em vários mitos eles são apresentados literalmente como grandes serpentes, como eram inclusive a maioria dos primeiros dragões mitológicos, e em suas formações quiméricas mais comuns. A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bem mais diversificadas. Apesar de serem presença comum no folclore de povos tão distantes como chineses ou europeus, os dragões assumem, em cada cultura, uma função e uma simbologia diferentes, podendo ser fontes sobrenaturais de sabedoria e força, ou simplesmente feras destruidoras.
27 de março de 2011
A REVOLTA NO NAVIO AMISTAD

CÉLULAS TRONCO, ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE...

A INVEJA E A MENTIRA VENCERAM NESSE PAÍS?

26 de março de 2011
ELA PODE SER VISTA DO ESPAÇO

Uma das maiores obras de engenharia, a Muralha da China, concluida no século III A. C. Levou 20 anos para ser concluida. 10 milhões trabalharam nela, 400 mil morreram na sua construção. Possui 3.000 km e vai da China à Mongólia. As técnicas empregadas na construção sabe-se que a obra aproveitou uma série de fortificações construídas por reinos anteriores, sendo o reforço dos muros constituído por grandes blocos de pedra ligados por argamassa feita de barro e pasta de farinha de arroz com cal hidratada. Com aproximadamente três mil quilômetros de extensão. É formada com torres de 2112 metros de altura de oito em oito metros, a grossura da sua parede forma uma estrada. O imperador Tsin Chi Hoang ou Qin Shihuang mandou construi-la no ano 247-221 A. C. para conter a invasão dos povos do norte, mongóis e mandchus.
COMPUTADORES CONFIRMAM A BIBLIA

O Sr. Harold Hill, Presidente do Curtis Ensigne Company em Maryland nos Estados Unidos e consultor do programa espacial daquele país, relata o seguinte: “Cremos que uma das coisas mais extraordinárias que Deus nos tem mostrado ultimamente aconteceu há pouco com os nossos astronautas e cientistas espaciais em Green Belt, Maryland”. Eles estavam conferindo a posição do sol, da lua e dos planetas no espaço e onde estes estariam daqui a 100 e 1000 anos. É necessário projetar a órbita dos satélites artificiais pela vida do satélite natural para evitar problemas no futuro. Um supercomputador foi posto funcionamento, tanto pra frente como para trás, mas de repente ele parou, um sinal vermelho apareceu, indicando que algo estava errado ou com informação dada ou com resultado do estudo. Os técnicos foram chamados para verificar o aparelho, mas este foi encontrado em perfeito estado. O diretor do departamento quis saber o que havia de errado. Os cientistas responderam que haviam dado falta de um dia no tempo passado. Coçaram a cabeça e puxaram os cabelos, mas não havia explicação. Um religioso da equipe disse: “Certa vez quando assisti uma escola dominical, falaram que o sol havia parado durante um dia”. Ninguém acreditou nele, mas na falta de outra informação, disseram: “Mostre-nos onde isto está na Bíblia. Ele pegou a sua Bíblia e no Livro de Josué achou uma declaração ridícula para cada qualquer pessoa de “bom senso”. Lá estava escrito a palavra do Senhor a Josué, dizendo: “Não os temais, porque os tenho dado na tua mão, nenhum deles não poderá resistir”, Josué estava preocupado, pois estava cercado pelo inimigo e se escurecesse, seria dominado por ele, Josué então pediu a Deus que parasse o sol. Isto mesmo, o sol se deteve e a lua parou e não se moveu por quase um dia inteiro. Voltaram aos tempos de Josué e descobriram que se perderam naquela época, 23 horas e 20 minutos, “quase um dia inteiro”. Estas palavras pequenas são importantes na Bíblia, mas os cientistas ainda tinham um problema, pois faltavam ainda 40 minutos. Um erro de 40 minutos agora traria sérios prejuízos daqui a uns 1000 anos. Precisavam achar esses minutos, porque para um satélite em órbita, esta diferença aumenta cada vez mais. O “religioso” da equipe se lembrou que a bíblia dizia em outro lugar que o sol voltara para trás. Os cientistas disseram: “Você está louco”, mas mesmo assim pegaram a Bíblia e leram em II Reis: “Ezequias, acamado e nas ultimas recebeu a visita do profeta Isaías. O profeta disse ao rei que este não morreria. Ezequias pediu um sinal como prova, Isaías lhe perguntou: “Quer que o sol progrida 10 graus ou volte 10 graus? Ezequias respondeu que seria fácil a sombra declinar 10 graus, mas não voltar 10 graus. Dez graus são exatamente 40 minutos. Somando 23 horas e 20 minutos do tempo de Josué mais 40 minutos que o sol regridiu em II Reis tem-se um total de 24 horas, que havia faltado nos cálculos dos cientistas.
(THE EVENING STAR MAGAZINE, Spencer, Indiana, 1979)
Ref: Josué 10: 8-12 e 13; II Reis 20: 1 a 11.
(THE EVENING STAR MAGAZINE, Spencer, Indiana, 1979)
Ref: Josué 10: 8-12 e 13; II Reis 20: 1 a 11.
ROSA PARKS, UM DOS MOTIVOS DE BARACK OBAMA TORNA-SE O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS...

No dia 1º de dezembro de 1955, um domingo, Rosa Parks tomou um ônibus na cidade de Montgomery, no Estado do Alabama, chovia e ela estava muito cansada indo à igreja. No caminho o ônibus encheu, alguém exigiu que Rosa Parks levantasse de onde estava na parte da frente e fosse para os fundos. Rosa era negra e a lei do Alabama determinava que os negros deviam ficar nos fundos de todos ônibus. Rosa Parks tinha consciência de que aquilo esta errado, era injusto, ela se recusou a se levantar de onde estava sentada. Presa e multada em alguns dólares. Ela chegou atrasada para o culto na sua igreja. Ela não sabia, mas seu ato de coragem e determinação estava iniciando um movimento que depois de 53 anos levaria um negro a presidência da maior potência econômica e militar do planeta.
Ninguem se lembraria mais do incidente se um jovem pastor de 26 anos não tivesse se transferido pouco tempo antes para Montgomery. Em resposta ao fato, o pastor Martin Luther king Jr. Convocou seus fieis a iniciarem um movimento de boicote aos ônibus da cidade, a comunidade afro-americana oferecia carona uns aos outros. O boicote durou 381 dias, até que quase falidos, os donos de empresas de ônibus presionaram o governo segregacionista a mudar a lei... Uma canção folclórica foi adaptada pra contar a historia de Rosa Parks:
“If you me at the back of the bus
Se você me perde na traseira do ônibus
You can’t find me nowhere
Você não me achará em nenhum lugar
Look for me in the front of the bus
Procure-me na dianteira do ônibus
I’ll be sitting over there".
Eu estarei sentado lá...
Ninguem se lembraria mais do incidente se um jovem pastor de 26 anos não tivesse se transferido pouco tempo antes para Montgomery. Em resposta ao fato, o pastor Martin Luther king Jr. Convocou seus fieis a iniciarem um movimento de boicote aos ônibus da cidade, a comunidade afro-americana oferecia carona uns aos outros. O boicote durou 381 dias, até que quase falidos, os donos de empresas de ônibus presionaram o governo segregacionista a mudar a lei... Uma canção folclórica foi adaptada pra contar a historia de Rosa Parks:
“If you me at the back of the bus
Se você me perde na traseira do ônibus
You can’t find me nowhere
Você não me achará em nenhum lugar
Look for me in the front of the bus
Procure-me na dianteira do ônibus
I’ll be sitting over there".
Eu estarei sentado lá...
TV DIGITAL: O FUTURO CERTO...

É um novo sistema de transmissão e recepção de TV com imagens e som de qualidade digital. A TV Digital é para televisão o que o CD são para LP e os DVD são para o vídeo cassete. Quando um sinal de TV é transmitido, imagens e sons são codificados em componentes mínimos de informação e transmitidos usando os uns e os zeros da linguagem de computador. Os dados do computador proporcionam um sinal mais consistente, altamente resistente a interferências. Os aparelhos de TV digital pode então receber estes dados transmitidos e decodifica-los em imagens e sons. O resultado é quase que a perfeição, com imagens e sons de qualidade equivalente aos de estúdio, livres de interferência, das manchas e fantasmas que aparecem nas transmissões da TV analógica. Com a televisão de alta definição (HDTV), a resolução mais alta da TV digital, consegue-se cinco vezes mais informação de imagem do que a TV convencional. Tudo isso combinado com o novo formato de tela de cinema, proporciona a experiência definitiva em home theater.
UM TIME VERDADEIRAMENTE CATÓLICO

O Celtic Football Club foi formalmente constituído na Igreja de St. Mary na East Rose Street (atual Forbes Street), Calton, Glasgow, pelo monge marista Walfrid Kerins em 6 de Novembro de 1887, com o propósito de aliviar a pobreza no leste de Glasgow. O projeto de caridade chamava-se 'The Poor Children's Dinner Table'.
A população da região era formada em sua maioria por imigrantes irlandeses, vistos na época como cidadãos de segunda classe. Discriminados na condição de estrangeiros, eles trabalhavam por salários inferiores à média. A escolha do nome Celtic foi uma maneira de propagar o orgulho que os integrantes tinham de suas origens. O novo clube alugou um terreno, e um grupo de voluntários trabalhou para transformá-lo em um campo de jogo. O primeiro título foi a Copa da Escócia de 1892, e no ano seguinte veio a conquista do Campeonato Escocês.
Costuma ser conotado com os escoceses católicos e os descendentes de irlandeses. O seu grande rival local, o Glasgow Rangers, pelo contrário, costuma ser associado aos escoceses protestantes (presbiterianos ou calvinistas). Os encontros entre estas equipes fazem o clássico Celtic versus Rangers. Em 1967, o Celtic se tornou o primeiro clube britânico a conquistar a Copa dos Campeões da Europa, que até então só havia sido conquistada por times italianos, portuguêses e espanhóis. Nesta temporada o Celtic ganhou todas as competições que disputou: o Campeonato Escocês, a Copa da Escócia, a Copa da Liga Escocesa, a Copa dos Campeões da Europa e a Copa de Glasgow.
A população da região era formada em sua maioria por imigrantes irlandeses, vistos na época como cidadãos de segunda classe. Discriminados na condição de estrangeiros, eles trabalhavam por salários inferiores à média. A escolha do nome Celtic foi uma maneira de propagar o orgulho que os integrantes tinham de suas origens. O novo clube alugou um terreno, e um grupo de voluntários trabalhou para transformá-lo em um campo de jogo. O primeiro título foi a Copa da Escócia de 1892, e no ano seguinte veio a conquista do Campeonato Escocês.
Costuma ser conotado com os escoceses católicos e os descendentes de irlandeses. O seu grande rival local, o Glasgow Rangers, pelo contrário, costuma ser associado aos escoceses protestantes (presbiterianos ou calvinistas). Os encontros entre estas equipes fazem o clássico Celtic versus Rangers. Em 1967, o Celtic se tornou o primeiro clube britânico a conquistar a Copa dos Campeões da Europa, que até então só havia sido conquistada por times italianos, portuguêses e espanhóis. Nesta temporada o Celtic ganhou todas as competições que disputou: o Campeonato Escocês, a Copa da Escócia, a Copa da Liga Escocesa, a Copa dos Campeões da Europa e a Copa de Glasgow.
BOMBAS ATÕMICAS, O MUNDO NÃO SERIA MAIS O MESMO...

As armas nucleares Teak e Orange foram levadas ao espaço pelo missil Redstone, desenvolvido por Wernher Von Braun. O Redstone fora considerado uma extensão da Segunda Guerra Mundial. O missil tinha um alcance limitado, levaria sua carga para estratofera, seu combustivel era oxigênio liquido. Teak com uma potência de 3,8 megatons foi detonada a cerca de 80 km acima da superficie terrestre. Sua explosão criou um distúrbio magnético violento na atmosfera, conhecido com EMP ou radiação eletromagnética, este fenômeno cortou as transmissões de radiodifusão por quase oito horas e danificou circuitos elétricos em alguns países e ilhas do Oceano Pacífico. Logo depois de Teak e Orange, os Estados Unidos realizaram a Operação Argus, que consistia no lançamento de três bombas de um quiloton por mísseis no Atlântico Sul. A Operação Argus pretendia criar e explorar a radiação no Cinturão Van Allen. Detonadas a 480 km da superficie terrestre, as bombas criariam um escudo a radiativo que impediria a realização de um ataque soviético. No dia 30 de outubro de 1961, durante dois anos de um frágil acordo de suspensão de testes acertado entre os Estados Unidos e a União Soviética. Secretamente os soviéticos começaram a desenvolver novas armas de destruição, inclusive uma bomba de 57 megatons, a maior arma nuclear que já fora construida. A bomba monstro era uma versão reduzida de uma bomba de 100 megatons.
25 de março de 2011
O CLÁSSICO TARZAN

ANEL DE FOGO DO PACIFICO, REGIÃO DE TERREMOTOS, TSUNAMIS E QUEM SABE, O GODZILA...

Zona sísmica da Terra onde ocorrem cerca de 90% dos terromotos de intensidade média ou alta e que circunda o oceano Pacífico, registra também intensa atividade vulcânica. Inclui os vulcões situados ao longo dos Andes, Ilhas Aleutas, Japão, Filipinas e Antártida. Mais de metade dos vulcões que têm ou tiveram atividade em época histórica encontram-se nesta zona. Ele é o resultado direto do movimento e colisões das placas da crosta terrestre. O Anel de Fogo do Pacífico tem a forma de ferradura, com 40.000 km de extensão e está associado com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, e cinturões de vulcões e movimentos de placas tectônicas. O Anel de Fogo do Pacífico tem cerca de 452 vulcões e é o lar de mais de 75% dos vulcões ativos e latentes do mundo.
24 de março de 2011
O CALCANHAR DE AQUILES

22 de março de 2011
COLISEU, O HISTÓRICO E SANGRENTO CIRCO DE CRUELDADES

POR QUE TAÇA LIBERTADORES DA AMERICA?

General Antonio Sucre (libertador da Bolivia)
Bernardo O'Higgins (libertador do Chile)
Dom Pedro I (proclamou a independência do Brasil)
José de San Martín (libertador do Peru e a Argentina)
Simon Bolívar (libertador da Venezuela, Equador e Colômbia)
21 de março de 2011
CAMERLENGO, O ADMINISTRADOR ...DOS TESOUROS DO VATICANO

JANIS JOPLIN, A CANTORA DE VOZ NEGRA QUE CANTOU "ALÉM DA ALMA" NUM TEMPO EM QUE O NOVO E O DIFERENTE NÃO TINHAM VEZ....

Uma das vocalistas femininas mais populares do rock blues foi Janis Joplin, nascida em Port Arthur, Estado do Texas no dia 19 de janeiro de 1943 . Seu canto com uma força e profundidade de sentimento que ganhou sua comparação com os maiores artistas que o blues teve . Janis Joplin foi muito mais do que a única branca a alcançar reconhecimento interpretando blues (reduto de músicos negros, principalmente quando consideradas artistas do sexo feminino), foi também cantora de rock, dona de uma voz incomparável, e capaz de imprimir às músicas que cantava uma marca inconfundível de interpretação e sensualidade.
Em busca de mais liberdade de decisão nos rumos que sua carreira tomava Joplin abandonou a banda Big Brother para formar a sua própria, The Kozmic Blues Band. Seu primeiro álbum como artista solo, I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama. O resultado porém não foi tão bom quanto o esperado, pois embora a sua nova banda tivesse melhores músicos e melhores condições, não tinha a espontaneidade e sintonia que caracterizaram seus trabalhos anteriores.
Em meio às gravações do álbum Pearl, Janis foi encontrada morta, vítima de overdose de heroína e álcool, ainda com as marcas de agulhas nos braços. Ela não esteve só naquela noite... O álbum foi lançado com as faixas para as quais ela já havia gravado os vocais. Sexo e solidão, bebidas e drogas foram suas companheiras de viagem, uma viagem delirante e perigosa que ela partiu e não mais voltou...
Janis Joplin cantou com a alma num tempo em tudo era limitado e mediocrizado, sua voz ressoou como balas de canhão contra os muros do preconceito e da indiferença
Em busca de mais liberdade de decisão nos rumos que sua carreira tomava Joplin abandonou a banda Big Brother para formar a sua própria, The Kozmic Blues Band. Seu primeiro álbum como artista solo, I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama. O resultado porém não foi tão bom quanto o esperado, pois embora a sua nova banda tivesse melhores músicos e melhores condições, não tinha a espontaneidade e sintonia que caracterizaram seus trabalhos anteriores.
Em meio às gravações do álbum Pearl, Janis foi encontrada morta, vítima de overdose de heroína e álcool, ainda com as marcas de agulhas nos braços. Ela não esteve só naquela noite... O álbum foi lançado com as faixas para as quais ela já havia gravado os vocais. Sexo e solidão, bebidas e drogas foram suas companheiras de viagem, uma viagem delirante e perigosa que ela partiu e não mais voltou...
Janis Joplin cantou com a alma num tempo em tudo era limitado e mediocrizado, sua voz ressoou como balas de canhão contra os muros do preconceito e da indiferença
18 de março de 2011
ANTES DE FUKUSHIMA E CHERNOBYL, ACONTECEU EM THREE MILE ISLAND

16 de março de 2011
A CRUZ VERMELHA

Em 2 de julho de 1859, o imperador Napoleão, atendendo a um pedido do general Mac Mahor, a quem Dunant explicara o drama dos feridos, deu ordens para que fossem libertados todos os médicos austriacos prisioneiros. Este acontecimento constituiu a base e ponto de partida para a organização da Cruz Vermelha. Dunant voltando à Suiça, deu início a uma campanha no sentido de criar em todos os países, comitês permanentes com a finalidade de cuidar dos feridos, seus esforços foram coroados com êxito, pois a Cruz Vermelha tornou-se uma instituição internacional, a matriz tem sua sede em Genebra. Cinco homens abnegados foram encarregados de visitar os países e conseguir a adesão desses governos, prepararndo as bases para um acordo internacional e uma conferência de peritos. Esta conferência realizou-se pela primeira vez em 14 de fevereiro de 1864, segui-se outra em 26 de outubro do mesmo ano em Genebra, contando com 36 delegados, representantes de 36 países. Em 3 dias foi elaborada a carta e redigidos os estatutos da Cruz Vermelha, suas bases eram as seguintes: Em cada país seria organizado um comitê, aprovado e apoiado pelo respectivo governo; este comitê providenciaria o fornecimento de um serviço médico e de enfermagem, incluindo pessoal e material. As pessoas seriam escolhidas com cuidado e todos os membros usariam um distintivo que consistiria de uma cruz vermelha sobre um fundo branco, este distintivo seria respeitado em qualquer circunstância. O comitê internacional continuaria funcionando com orgão central de comunicação entre os comitês nacionais dos diversos países. Jean Henry Dunant, por seu magnífico e gigantesco trabalho, recebeu no último ano da sua vida, o Prêmio Nobel da Paz em 1910. A Cruz Vermelha Brasileira fui fundada em 5 de dezembro de 1908.
AS 10 MONTANHAS MAIS ALTAS

02 – K2 – Paquistão 8.611m
03 – Kangchenjunga – Nepal/Índia 8.586m
04 – Lhotse – Nepal/Tibet 8.516m
05 – Makalu – Nepal/Tibet 8.463m
06 – Cho Oyu – Nepal/Tibet 8.201m
07 – Dhaulagir – Nepal 8.167m
08 – Manashu – Nepal 8.156m
09 – Nanga Parbat – Paquistão 8.125m
10 – Annapurna – Nepal 8.091m
SUSTENTABILIDADE, EQUILÍBRIO NÃO MUITO DISTANTE...

Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.
REINO UNIDO E SUA BANDEIRA CHEIA DE CRUZES

APENAS QUEREMOS OUVIR O SILÊNCIO

Apenas queremos ouvir o silêncio,
Pisoteado pela bomba sonora.
Que devastou praças e campos...
Agora só a nossa descrença.
Nas trevas, um foco de luz irradiante,
Que calará todas as vozes de blasfemação.
Não importa o grito de desespero ou de dor.
O som das balas de canhões
Ou dos aviões bombardeiros.
E os estampidos dos fuzis automáticos...
Apenas queremos ouvir o silêncio.
Em vários lugares,
Ruídos agressivos e poluidores
Como uma praga de milhões de gafanhotos.
Murmúrios de corpos na noite.
Os filhos do leste que gritam e oram
Num fundamentalismo quase irracional.
O grito de uma multidão numa partida de futebol,
Sublime momento de êxtase.
Não nos entenda mal, somos pela verdade
Pois só existe uma verdade.
Vimos a salamandra escapar ilesa do fogo
E tiranos apócrifos ditando preceitos, conceitos
Nas províncias rudimentares de um terceiro mundo.
Dizem tudo, mas não dizem nada,
Usam o subterfúgio da oratória límpida
E deixam morrer seres humanos por inanição,
Fome, doenças e desnutrição.
E apenas queremos ouvir o silêncio,
Amigo, doutrinário, desafiador.
Apaixonante, amável, sedutor.
Torturado pelas línguas loquazes,
Espadas afiadas que o cortam em pedaços.
Na partícula atômica solta no espaço sideral,
O debate final.
Não vamos ter que ver e ouvir o lixo via-sátelite todos os dias
E contaminar nossos espíritos e mentes.
Vamos arrebentar as correntes de tudo
Que nos deprime e alucina
E não nos deixa sentir
Pisoteado pela bomba sonora.
Que devastou praças e campos...
Agora só a nossa descrença.
Nas trevas, um foco de luz irradiante,
Que calará todas as vozes de blasfemação.
Não importa o grito de desespero ou de dor.
O som das balas de canhões
Ou dos aviões bombardeiros.
E os estampidos dos fuzis automáticos...
Apenas queremos ouvir o silêncio.
Em vários lugares,
Ruídos agressivos e poluidores
Como uma praga de milhões de gafanhotos.
Murmúrios de corpos na noite.
Os filhos do leste que gritam e oram
Num fundamentalismo quase irracional.
O grito de uma multidão numa partida de futebol,
Sublime momento de êxtase.
Não nos entenda mal, somos pela verdade
Pois só existe uma verdade.
Vimos a salamandra escapar ilesa do fogo
E tiranos apócrifos ditando preceitos, conceitos
Nas províncias rudimentares de um terceiro mundo.
Dizem tudo, mas não dizem nada,
Usam o subterfúgio da oratória límpida
E deixam morrer seres humanos por inanição,
Fome, doenças e desnutrição.
E apenas queremos ouvir o silêncio,
Amigo, doutrinário, desafiador.
Apaixonante, amável, sedutor.
Torturado pelas línguas loquazes,
Espadas afiadas que o cortam em pedaços.
Na partícula atômica solta no espaço sideral,
O debate final.
Não vamos ter que ver e ouvir o lixo via-sátelite todos os dias
E contaminar nossos espíritos e mentes.
Vamos arrebentar as correntes de tudo
Que nos deprime e alucina
E não nos deixa sentir
Aquilo que nos indica o caminho certo
Para nos tornamos a ser o que eramos antes do universo.
E apenas num sagrado instante
Quando deixarmos de ser matéria,
E a paz no envolver como uma nuvem cósmica
Ouviremos o estrondoso som do silêncio
Para nos tornamos a ser o que eramos antes do universo.
E apenas num sagrado instante
Quando deixarmos de ser matéria,
E a paz no envolver como uma nuvem cósmica
Ouviremos o estrondoso som do silêncio
UMA BREVE HISTÓRIA.

Na floresta das árvores barulhentas,
O poderoso vento mudou o rumo da correnteza
Que agora deságua no esconderijo dos espíritos.
O frio e a fome eram suportáveis naquele dias de guerra.
Mulheres e crianças choravam,
Os caras pálidas do velho mundo atacavam aldeia indígenas,
Ignorando um certo tratado de paz.
Os bravos peles vermelhas tinham pouco armamento,
Mas eram corajosos e sagazes.
Contavam com a força de jovens guerreiros.
Houve um grande massacre,
Morreram pelas armas e pelos males que saíram pela boca
Dos prepotentes exploradores.
O mundo novo nunca mais foi o mesmo.
O grande espírito amaldiçoa.
Na face dos oprimidos desse novo mundo,
Há cicatrizes,
Feridas que não fecharam-se com o tempo...
O poderoso vento mudou o rumo da correnteza
Que agora deságua no esconderijo dos espíritos.
O frio e a fome eram suportáveis naquele dias de guerra.
Mulheres e crianças choravam,
Os caras pálidas do velho mundo atacavam aldeia indígenas,
Ignorando um certo tratado de paz.
Os bravos peles vermelhas tinham pouco armamento,
Mas eram corajosos e sagazes.
Contavam com a força de jovens guerreiros.
Houve um grande massacre,
Morreram pelas armas e pelos males que saíram pela boca
Dos prepotentes exploradores.
O mundo novo nunca mais foi o mesmo.
O grande espírito amaldiçoa.
Na face dos oprimidos desse novo mundo,
Há cicatrizes,
Feridas que não fecharam-se com o tempo...
15 de março de 2011
CULTURA É HUMANIZAR
Cultura é o processo pelo qual o homem acumula as experiências que vai sendo capaz de realizar, discerne entre elas, fixa as de efeito favorável como resultado da ação exercida, converte em idéias as imagens e lembranças à princípio coladas às realidades sensíveis e depois generalizadas. A cultura, portanto é um processo de auto-liberação progressiva do homem, que o caracteriza como um ser mutante que se faz à medida que transcende a sua própria experiência. O homem é apenas o que as circunstancias fizeram dele, ele se define por lançar-se no futuro, antecipando através de um processo, a sua ação consciente sobre o mundo.
Não há caminho feito, mas há fazer, não há modelo de conduta, mas um processo continuo de estabelecimento de valores éticos e morais. A nobreza de alguns homens reside na capacidade formidável de produzir sua própria história
Não há caminho feito, mas há fazer, não há modelo de conduta, mas um processo continuo de estabelecimento de valores éticos e morais. A nobreza de alguns homens reside na capacidade formidável de produzir sua própria história
ESSE REI DAVI...

ESPARTACUS, ROMA NÃO VENCEU-O.

Espartacus tornou-se célebre por ter sido o chefe de um grande levante de escravos contra o poderio romano no ano 73 A. C. Comandou cerca de 100 mil escravos. De vitória em vitória percorreu o sul de Roma. decorridos alguns anos, seu exército foi aniquilado pelas tropas romanas e Espartacus foi morto. Interessante foram as palavras que usou para insuflar os escravos contra os dominadores romanos: "Se sois bestas de carga, portai-vos como míseros cevados que aguardam a faca do matador, se porém forem homens, segui-me." A maior crucificação já realizada realizou-se no ano 71 A. C. em Roma, no governo de Pompeo. Dominada a revolta de 200 mil escravos sob o comando de Espartacus, as legiões romanas por vingança, num só dia crucificaram cerca de 6 mil escravos.
PIRÂMIDES, AS ÚLTIMAS DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO....

Trabalharam na sua construção cerca de 100.000 operários, durante 20 anos. O faráo Queops foi nela sepultado. O explorador Perring encontrou a camâra mortuária violada e saqueada. A pirâmide de Miquerinos tem 27.000 m2. A de Quéfren tem 48.000 m2. Talvez ainda exista tesouros arqueologicos escondidos nas inúmeras pirâmides e quem sabe que surpresas ainda não reservam os imponentes túmulos geométricos para os arqueológos.
10 de março de 2011
JORNADA NAS ESTRELAS IV, PARA ASSISTIR E REFLETIR

9 de março de 2011
SOU...

Sou lunático homem.
Sou a vida pouca,
Sou o amor sem sêmen.
Sou o deus bomba.
Sou a reação, o salto,
Sou a escuridão, a morte.
Sou água amarga,
Sou o rumo norte.
Sou a arma perfeita,
Sou o baú sem fundo,
Sou o fumo de boca,
Sou a guerra no mundo.
Sou o gol de placa do Péle
Sou o muro de concreto,
Sou a Via-Láctea,
Sou os dribles desconcertantes de Mané.
Sou o ar que se respira,
Sou mendigo,
Sou o ideal da guerrilha.
Sou o homem velho,
Sou a dança caipira,
Sou o mar,
Sou a mordida da vampira.
Sou a vida,
Sou o canto da cigarra,
Sou o amor,
Sou o som da guitarra.
Sou a locomotiva à vapor.
Sou o pão com gergelim,
Sou a defesa do goleiro,
Sou o tiro de festim.
Sou a ordem de batalha,
Sou o exercito que marcha,
Sou o corte da navalha.
Sou o metal raro,
Sou as pedras da montanha,
Sou um dia claro.
Sou a lua cheia,
Sou a superstição,
Sou a aranha na teia.
Sou o Laser,
Sou a imaginação.
Sou a poesia,
Sou a verdade,
Sou a anestesia.
Sou o camponês que ara a terra,
Sou a paz...
Sou o amanhã incerto,
Sou o vírus que mata,
Sou a areia do deserto.
Sou parte desses versos,
Sou nada,
Sou o incomensurável universo.
A REVOLUÇÃO MASCULINA
A tecnologia do século 21 marcha a passos largos rumo a um futuro desconhecido, mas está acontecendo algo novo e salutar, uma revolução masculina silenciosa e progressiva. Ela na sua totalidade vai juntar todas as outras revoluções, sendo o zênite de uma auto-preservação da especie humana.
Pais terão mais tempo para ficar com os filhos, maridos mais tempo em casa, ocupados com os afazeres domésticos. Profissões femininas serão ocupadas e praticadas pelos homens.
O mundo vem mudando num ritmo alucinado e a inteligência emocional terá grande relevância nos próximos anos referente às relações interpessoais, intersexuais e mudança de atitudes e comportamentos dos indivíduos.
Serão os homens mais amáveis, mais tolerantes, mais sensíveis, isso não pode ser considerado ou identificado como um estereótipo pejorativo ou depreciativo, mas sim um ponto de superação e evolução em relação as suas deficiências sentimentais. O arquétipo do cara bruto e tosco, pele maltratada e gestos grosseiros e vulgares estão ultrapassados. As mulheres governarão o mundo, quem sabe um dia haverá mais harmonia. Não haverá guerras, ódio ou intolerância e esses novos homens mais refinados serão arautos da paz e guardiões dos bons modos e bons costumes.
Pais terão mais tempo para ficar com os filhos, maridos mais tempo em casa, ocupados com os afazeres domésticos. Profissões femininas serão ocupadas e praticadas pelos homens.
O mundo vem mudando num ritmo alucinado e a inteligência emocional terá grande relevância nos próximos anos referente às relações interpessoais, intersexuais e mudança de atitudes e comportamentos dos indivíduos.
Serão os homens mais amáveis, mais tolerantes, mais sensíveis, isso não pode ser considerado ou identificado como um estereótipo pejorativo ou depreciativo, mas sim um ponto de superação e evolução em relação as suas deficiências sentimentais. O arquétipo do cara bruto e tosco, pele maltratada e gestos grosseiros e vulgares estão ultrapassados. As mulheres governarão o mundo, quem sabe um dia haverá mais harmonia. Não haverá guerras, ódio ou intolerância e esses novos homens mais refinados serão arautos da paz e guardiões dos bons modos e bons costumes.
8 de março de 2011
VELHOS MALUCOS
Velhos malucos que estão em busca das moedas de ouro,
Em batalhas translúcidas...
Divagam sobre suas existências no passado e no futuro.
Não pensam se sabem de mais,
Vivenciaram a estranha experiência,
O corpo fora do corpo em mundos desconhecidos.
A dança das cores e das flores...
Gases etílicos num dia qualquer.
Vultos na escuridão da noite que não tem fim,
Gritos sem som... Formas translúcidas em volta da fogueira.
Caminhos variados até o último refugio.
Não descansarão ate que a última estrela caia no fim de tudo.
Ecos da trombeta de anjo num instinto instante.
O incrível medo das dimensões conhecidas,
Amanhã, talvez morram e renasçam de novo
Em viagens psicodélicas de suas mentes
O corpo fora do corpo em mundos desconhecidos.
A dança das cores e das flores...
Gases etílicos num dia qualquer.
Vultos na escuridão da noite que não tem fim,
Gritos sem som... Formas translúcidas em volta da fogueira.
Caminhos variados até o último refugio.
Não descansarão ate que a última estrela caia no fim de tudo.
Ecos da trombeta de anjo num instinto instante.
O incrível medo das dimensões conhecidas,
Amanhã, talvez morram e renasçam de novo
Em viagens psicodélicas de suas mentes
Em constante transformação.
Sob a sombra da grande árvore, elefantes flutuantes
E um singular momento de lucidez..
Sob a sombra da grande árvore, elefantes flutuantes
E um singular momento de lucidez..
Quando prestarem atenção, verão o que nunca veriam,
A paz e o amor em multiplas formas.
ROCK'N ROLL, PEDRAS QUE ROLAM NÃO MOFAM...

5 de março de 2011
RELACIONAMENTOS PESSOAIS, TRILHAS DE FOGO...
Exercitando a palavra escrita, a caneta deslizando na folha branca, rascunho de idéias e sentimentos num túnel do tempo. Ao dizer para mim que não desisto e que nunca vai existe um sentimento de vazio, escrevo mesmo que houvesse escuridão à minha volta e não enxergasse um palmo a minha frente, escrevo para dizer o tanto que foi e está sendo um prazer viver, mesmo que essa equação seja algo distante para algumas mentes. As relações são assim, meio água, meio fogo, interligadas pela prática recíproca e companheira. É preferível ser uma metamorfose ambulante do que ter uma velha e ultrapassada opinião formada sobre tudo... Ser como uma seqüência áurea e progressiva de números em cada grão de polén ou como poeta cego andando sobre cacos de vidros sem cortar seus pés, em seu mundo além da imaginação, vagando pela sua eternidade à procura da sua sombra preferida.
Este é um texto efêmero que talvez transponha a normalidade dos atos conhecidos, ao escrever sobre certos assuntos, isso pode soar como algo falso e insolúvel... Não precisamos ser amados para amar, porquê o amor sincero transcende as diferenças, as dúvidas e os preceitos criados. O tempo não poderá mofa-lo, pois ele não se resume ao sexo ou a futilidade das coisas materiais. O amor verdadeiro tem a capacidade de lapidar a amizade, o respeito e as relações sinceras.
Fico a olhar as estrelas e divagar sobre as coisas do mundo e o mundo das coisas que só com o coração se pode ver. Não temos mais o tempo que passou, mas temos muito tempo, temos todo tempo do mundo para amarmos intensamente nossos entes próximos e a nós mesmos. Velar por nossos inimigos e acreditar sempre que o bem é uma verdade muito maior e sempre vencerá. Arquitetamos a nossa felicidade, pois ela é a nossa bateria para estarmos sempre vivos. Apesar de tantos desalentos e reveses, ela a vida mostra-nos que a nossa passagem aqui na Terra tem um significado e um propósito. Que chova pétalas de flores de Ipê-roxo e amarelo na manhã de primavera da nossa esperança.
Todo fim não é um fim em si só, nem este texto termina aqui, porque nada se encerra como se não tivesse existido, tudo se transforma, por isso mais do que palavras faladas, pura retórica que não preenche nada, que possamos criar sempre uma nova proposta para que não se apague a chama interior. Toda relação de amizade, amor e carinho são como uma trilha de fogo no céu anoite, porque nos mostra que por mais que a noite seja escura, qualquer brilho de luz na escuridão faz ela se tornar mais romântica e mais humana. Não iremos esquecer essa nossa essência, não existem verdades absolutas, nem absolutas mentiras que torne distorcida em vez de nitida qualquer relação. Estamos sempre completando e reciclando-nos, se faz necessário tornarmos gigantes, prontos para enxergamos além da linha do horizonte...
Este é um texto efêmero que talvez transponha a normalidade dos atos conhecidos, ao escrever sobre certos assuntos, isso pode soar como algo falso e insolúvel... Não precisamos ser amados para amar, porquê o amor sincero transcende as diferenças, as dúvidas e os preceitos criados. O tempo não poderá mofa-lo, pois ele não se resume ao sexo ou a futilidade das coisas materiais. O amor verdadeiro tem a capacidade de lapidar a amizade, o respeito e as relações sinceras.
Fico a olhar as estrelas e divagar sobre as coisas do mundo e o mundo das coisas que só com o coração se pode ver. Não temos mais o tempo que passou, mas temos muito tempo, temos todo tempo do mundo para amarmos intensamente nossos entes próximos e a nós mesmos. Velar por nossos inimigos e acreditar sempre que o bem é uma verdade muito maior e sempre vencerá. Arquitetamos a nossa felicidade, pois ela é a nossa bateria para estarmos sempre vivos. Apesar de tantos desalentos e reveses, ela a vida mostra-nos que a nossa passagem aqui na Terra tem um significado e um propósito. Que chova pétalas de flores de Ipê-roxo e amarelo na manhã de primavera da nossa esperança.
Todo fim não é um fim em si só, nem este texto termina aqui, porque nada se encerra como se não tivesse existido, tudo se transforma, por isso mais do que palavras faladas, pura retórica que não preenche nada, que possamos criar sempre uma nova proposta para que não se apague a chama interior. Toda relação de amizade, amor e carinho são como uma trilha de fogo no céu anoite, porque nos mostra que por mais que a noite seja escura, qualquer brilho de luz na escuridão faz ela se tornar mais romântica e mais humana. Não iremos esquecer essa nossa essência, não existem verdades absolutas, nem absolutas mentiras que torne distorcida em vez de nitida qualquer relação. Estamos sempre completando e reciclando-nos, se faz necessário tornarmos gigantes, prontos para enxergamos além da linha do horizonte...
PERPENDICULAR

Na relação perpendicular das coisas incomuns,
O velho se torna novo
E o novo torna-se recente
Como conteúdo de um recipiente de forma e fórmula rara.
Com momentos raros de lucidez,
De quem com palavras armadas faz sua prática diária.
Juntamente com a estrondosa retórica que atravessa o tempo...
Poucos entre poucos são traídos pelo desejo
E não vão caminhar até o final dos seus sonhos.
Os últimos instantes de um teorema...
Por achar que se pode tanto,
Que se tem e é tanto.
A vontade é inversamente proporcional à luz refletida no espelho,
Guardado no sótão de um castelo de ruídos e formas estranhas...
Como as imagens que povoam a eterna mente,
Que faz cada um enfrentar seus espectros
E suas deficiências sentimentais.
Estar sozinho não é derrota...
Apenas uma sublime missão,
A lendária saga de alguns privilegiados.
Nem todas tépidas equações serão resolvidas.
Amanhã não será um novo dia,
Será apenas mais um capítulo de história pessoal
De cada mortal...
Que pensou ver o que não existe,
Jardins floridos no deserto escaldante.
O silêncio de uma paz transparente...
Loucos que atravessaram a planície
E pararam diante de um precipício,
Talvez, duas metades não formem um inteiro...
Mas sempre tem aqueles que ficam parados na chuva,
Esperando por alguém que nunca virá.
O velho se torna novo
E o novo torna-se recente
Como conteúdo de um recipiente de forma e fórmula rara.
Com momentos raros de lucidez,
De quem com palavras armadas faz sua prática diária.
Juntamente com a estrondosa retórica que atravessa o tempo...
Poucos entre poucos são traídos pelo desejo
E não vão caminhar até o final dos seus sonhos.
Os últimos instantes de um teorema...
Por achar que se pode tanto,
Que se tem e é tanto.
A vontade é inversamente proporcional à luz refletida no espelho,
Guardado no sótão de um castelo de ruídos e formas estranhas...
Como as imagens que povoam a eterna mente,
Que faz cada um enfrentar seus espectros
E suas deficiências sentimentais.
Estar sozinho não é derrota...
Apenas uma sublime missão,
A lendária saga de alguns privilegiados.
Nem todas tépidas equações serão resolvidas.
Amanhã não será um novo dia,
Será apenas mais um capítulo de história pessoal
De cada mortal...
Que pensou ver o que não existe,
Jardins floridos no deserto escaldante.
O silêncio de uma paz transparente...
Loucos que atravessaram a planície
E pararam diante de um precipício,
Talvez, duas metades não formem um inteiro...
Mas sempre tem aqueles que ficam parados na chuva,
Esperando por alguém que nunca virá.
3 de março de 2011
MEU AMOR, MEU PAÍS

Onde matam índios e crianças,
Onde saúde e justiça são mera utopia
Para os menos favorecidos.
Dai-nos a liberdade usurpada.
Existem verdades tão evidentes.
A grande batalha está apenas por começar,
Trabalho e coragem são virtudes desvirtuadas.
Brasil, terra de todos...
Assumido por poucos,
Incompreendido por muitos,
Combatidos por outros tantos.
Ao descaso está uma legião de miseráveis pútridos.
Terra de todos os homens de boa fé,
Que necessita de lideres e heróis não fabricados.
Terra contaminada pelo vírus da imoralidade política.
Mas há eterna esperança,
Meu amor, meu país.
Faremos a grande festa da vida,
Porque ainda há raça e paixão.
Teus filhos oprimidos não fugirão da luta
Por dias melhores.
Será uma terra de todos e para todos.
Nós bem sabemos,
Tu, Brasil, é maior que os governantes
E circunstâncias do momento.
TUA PRESENÇA É POESIA...

TUA PRESENÇA É POESIA
Fair false our leaves
Belas flores são falsas
And no blind man write poems.
Nenhum cego escreve poemas...
Come to me in the silence of the night,
Vem no silêncio a mim no anoitecer.
Let us be true...
Sejamos sinceros...
Wonderfull days that are no more
Os dias maravilhosos que não mais existem
Saw the vision of the world
Vislumbrei a visão do mundo,
Sad and strange
Triste e estranho.
Days that are no more,
Dias que não mais existem...
The poetry of thy presence
A poesia da tua presença.
The happy and beautifull flowers
As flores belas e felizes.
Chose friend of the spirit
Amiga eleita do espirito
She stings of love, strange dream.
Ela canta do estranho sonho, o amor,
Eternal spirit of the chainless mind,
Eterna alma de uma mente sem prisão...
"PADROEIRAS" DAS AMERICAS...
Argentina - Nossa Senhora de Luján - 8 de Maio
Bolívia - Nossa Senhora de Copacabana - 5 de agosto
Brasil - Nossa Senhora Aparecida - 12 de outubro
Canadá - Nossa Senhora do Rosário do Cabo - 7 de Outubro
Colômbia - Nossa Senhora de la Chiquinquirá - 9 de julho
Costa Rica - Nossa Senhora dos Anjos - 2 de agosto
Cuba - Nossa Senhora da Caridade do Cobre - 8 de setembro
Chile - Nossa Senhora do Carmo - 16 de Julho
Equador - Nossa Senhora da Apresentação del Quinche - 21 de Novembro
El Salvador - Nossa Senhora da Paz - 21 de Novembro
Estados Unidos da América - Nossa Senhora da Imaculada Conceição - 8 de Dezembro
Guatemala - Nossa Senhora do Rosário - 7 de outubro
Guyana e Suriname - Nossa Senhora de Fátima - 13 de Maio
Haiti Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - 27 de Junho
Honduras - Nossa Senhora de Suyapa - 3 de Fevereiro
México - Nossa Senhora de Guadalupe - 12 de dezembro
Nicarágua - Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Viejo - 8 de Dezembro
Panamá - Nossa Senhora da Antigua (da antiga catedral)- 15 Agosto
Paraguay - Nossa Senhora dos Milagres de Caacupé - 8 de dezembro
Peru - Nossa Senhora das Mercês - 24 de setembro
Porto Rico - Nossa Senhora da Divina Providência - 19 de Novembro
República Dominicana Nossa Senhora de Alta Gracia, 21 de janeiro; Nossa Senhora das Mercês, 24 de setembro
Trinidad e Tobago - Nossa Senhora Divina Pastora - 2º domingo depois da Páscoa
Uruguai - Nossa Senhora dos Trinta e Três - 2º domingo de Novembro
Venezuela - Nossa Senhora de Coromoto - 2 de Fevereiro; 8 e 11 de Setembro
De todo continente americano - Nossa Senhora de Guadalupe - 12 de dezembro
Bolívia - Nossa Senhora de Copacabana - 5 de agosto
Brasil - Nossa Senhora Aparecida - 12 de outubro
Canadá - Nossa Senhora do Rosário do Cabo - 7 de Outubro
Colômbia - Nossa Senhora de la Chiquinquirá - 9 de julho
Costa Rica - Nossa Senhora dos Anjos - 2 de agosto
Cuba - Nossa Senhora da Caridade do Cobre - 8 de setembro
Chile - Nossa Senhora do Carmo - 16 de Julho
Equador - Nossa Senhora da Apresentação del Quinche - 21 de Novembro
El Salvador - Nossa Senhora da Paz - 21 de Novembro
Estados Unidos da América - Nossa Senhora da Imaculada Conceição - 8 de Dezembro
Guatemala - Nossa Senhora do Rosário - 7 de outubro
Guyana e Suriname - Nossa Senhora de Fátima - 13 de Maio
Haiti Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - 27 de Junho
Honduras - Nossa Senhora de Suyapa - 3 de Fevereiro
México - Nossa Senhora de Guadalupe - 12 de dezembro
Nicarágua - Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Viejo - 8 de Dezembro
Panamá - Nossa Senhora da Antigua (da antiga catedral)- 15 Agosto
Paraguay - Nossa Senhora dos Milagres de Caacupé - 8 de dezembro
Peru - Nossa Senhora das Mercês - 24 de setembro
Porto Rico - Nossa Senhora da Divina Providência - 19 de Novembro
República Dominicana Nossa Senhora de Alta Gracia, 21 de janeiro; Nossa Senhora das Mercês, 24 de setembro
Trinidad e Tobago - Nossa Senhora Divina Pastora - 2º domingo depois da Páscoa
Uruguai - Nossa Senhora dos Trinta e Três - 2º domingo de Novembro
Venezuela - Nossa Senhora de Coromoto - 2 de Fevereiro; 8 e 11 de Setembro
De todo continente americano - Nossa Senhora de Guadalupe - 12 de dezembro
A LENDA DE GUILHERME TELL, A FLECHA DA JUSTIÇA NUNCA ERRA O ALVO...

No século 14, o duque de Altdorf, autoritário e soberbo, tinha por hábito pendurar o seu chapéu sobre um poste na praça do mercado como sinal da sua autoridade e majestade, todos que por ali passavam, tinham que cumprimentar o chapéu em respeito ao duque, entretanto Guilherme Tell ao atravessar a praça recusou-se fazer a reverência. Foi preso sob a acusação de desrespeito, atitude que significava a morte. Enquanto discutia com os guardas, surgiu Gessler, a quem o Duque da Austria, conquistador e opressor dos suiços, fizera governador, este ordenou que os guardas prendessem Guilherme Tell e seu filho. Sabedor da fama que possuia Guilherme Tell de bom atirador de flechas, propôs sua liberdade com a seguinte condição: "se conseguisse acertar a maça que será colocada sobre a cabeça de teu filho, ambos sairão livres". Guilherme não teve alternativa, a criança fora amarrada a um tronco com a maça sobre a cabeça. Estipulada a distância, Guilherme preparou o arco, fez a pontaria e desferiu a flecha, esta atingiu a fruta partindo-a ao meio. Depois do feito, Guilherme tirou da aljava outra flecha e disse ao governador: "se a primeira flecha não acertasse o alvo, esta não erraria o teu coração". Apesar da proeza, o governador Gessler não cumpriu com a palavra. Guilherme Tell foi condenado à prisão perpétua, porém, ele conseguiu fugir e acabou por matar o tirano. Libertando o país da tirania do governador. Segundo a lenda, este evento marcou o início a revolta que ocorreu a 1 de Janeiro de 1308. O povo quis faze-lo rei, mas o herói não aceitou...
"A ORDEM DOS TEMPLÁRIOS", CAVALARIA MILITAR MAIS ANTIGA DO MUNDO

A Ordem dos Templários é a mais antiga ordem de cavalaria militar do mundo. Foi fundada em meados do ano 1118 por um grupo de nove cavaleiros abnegados, leigos e independentes que liderados por Hugo de Payen, dedicaram-se à defesa dos caminhos de Jerusalém e dos lugares santos. pobres, mas altivos, os nove cavaleiros não pediram e não receberam ajuda de ninguém, a ordem era portanto independente da Sé pontifícia e totalmente livre de quaisquer compromissos com qualquer reino ou governo.
2 de março de 2011
PRÓXIMAS DO PARAÍSO
Que pessoas são estas que dão suas vidas.
A grande festa estar por realizar,
Numa outra vida no reino que há de vir.
O vento balança o trigal simplesmente...
Não é necessário fazermos grandes coisas,
É preciso fazer as coisas comuns com grande amor.
Poucos se sacrificam por tantos
E tantos matam e usurpam por tão pouco.
O mundo gira num ritmo alucinado.
Mesmo na tormenta, na perseguição,
Estas pessoas estão próximas do paraíso.
Heroínas e heróis anônimos.
Escrevem a história humana
Com a sutileza de seus atos
E a estrondosa força da sua fé.
A grande festa estar por realizar,
Numa outra vida no reino que há de vir.
O vento balança o trigal simplesmente...
Não é necessário fazermos grandes coisas,
É preciso fazer as coisas comuns com grande amor.
Poucos se sacrificam por tantos
E tantos matam e usurpam por tão pouco.
O mundo gira num ritmo alucinado.
Mesmo na tormenta, na perseguição,
Estas pessoas estão próximas do paraíso.
Heroínas e heróis anônimos.
Escrevem a história humana
Com a sutileza de seus atos
E a estrondosa força da sua fé.
Assinar:
Postagens (Atom)