24 de julho de 2009

O CAMPEÃO DE VENDAS ENTRE OS TERRORISTAS


Das clínicas para os campos de batalha. O explosivo plástico C-4, explosivo preferido dos filmes de ação nasceu em um laboratório de química. A nitração de uma droga utilizada contra infecções urinárias trouxe duas substâncias que estão entre os explosivos mais potentes já preparados pelo homem.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a hexametilenetetramina (HA), um composto comumente empregado em casos de infecções urinárias, serviu como reagente de partida para a preparação de dois explosivos: o RDX e o HMX - ciclometilenotrinitramina e ciclotetrametilentetranitramina, respectivamente.
As siglas são uma apologia acrônima ao seu poder: Royal Demolition eXplosive, RDX, e Her Majesty's eXplosive, HMX. O HMX é um dos explosivos com a maior velocidade de detonação conhecida, mais de 9 quilômetros por segundo, ou seja, quase 33 mil quilômetros por hora.Além de serem extremamente potentes, esta nova classe de explosivos possuem qualidades invejáveis aos demais: estabilidade, maleabilidade e resitência ao calor. Os explosivos podem ser moldados e aquecidos sem perigo de uma detonação indesejada. Mas basta um pulso elétrico para que tudo vá pelos ares: tanto o RDX como o HMX são capazes de derrubar paredes de concreto ou mesmo de aço. O dinamite militar é uma mistura de 75% RDX, 15% TNT e 10% de aditivos estabilizantes e plastificantes. A mistura plástica explosiva conhecido como C4 (o campeão de vendas entre os terroristas) é composta por 91% RDX e 9% de aditivos plastificantes. O poder de detonação do C4 é suficiente, por exemplo, para gerar ondas de compressão capazes de iniciar a fissão nuclear de uma bomba de urânio-235. Putz!!!!

3 comentários:

  1. GOSTEI DA MATERIA, GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE C4.
    E-MAIL: cblasmar-2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. O artigo é bom, mas também é plágio da Wikipédia... na íntegra.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir