26 de outubro de 2009

BOMBAS PROIBIDAS PELAS CONVENÇÕES INTERNACIONAIS

Bomba de fósforo: a bomba incendiária de fósforo (branco ou vermelho) foi muito utilizada durante a Segunda Guerra Mundial e depois. O fósforo branco arde espontaneamente no ar a partir de 34°C. O fósforo vermelho é mais estável, mas deve ser manipulada com precaução.
Bomba de oxigênio: também chamada "bomba de implosão" ou "bomba de vazio", consome o oxigênio ao redor e provoca o desabamento dos edifícios.
Bomba de napalm: bomba incendiária fabricada com napalm, uma substância elaborada sobre uma base de gasolina e inventada na Universidade de Harvard em 1942. Sua fórmula lhe permite arder a um nível determinado e grudar nos objetos e pessoas. Uma convenção da ONU de 1980 proibiu seu uso contra a população civil.
Bomba de fragmentação: bomba que explode antes de atingir o alvo, soltando milhares de estilhaços que saem a grande velocidade em direções aleatórias ou precisas, segundo os efeitos desejados. A carga explosiva se limita em geral a um quarto da massa total da bomba. O resto do artefato é composto por uma variedade de projéteis mortíferos e incandescentes.
Bomba Racimo: bomba de fragmentação de última geração, composta de um container principal que solta no ar, e sobre uma grande extensão, centenas de pequenas bombas que explodem ao atingir o chão.

Um comentário: