15 de outubro de 2009

MANISFESTAÇÕES ARTÍSTICAS DO PALEOLÍTICO SUPERIOR, CHEGAMOS ATÉ AQUI...

Provavelmente foi uma glaciação que operou as profundas transformações na flora e na fauna pré-histórica que assinalam o início do Paleolítico Superior. O homem conheceu então animais como o mamute e a rena, tangidos para o sul pelo frio. Nas paredes das cavernas em que habitou deixou o homem do Paleolítico Superior desenhos e pinturas que constituem um magnífico material para estudo de suas condições de vida e de sua organização.
A principal raça desse período é a de Cro-Magnon. De elevada estatura física, espáduas largas e capacidade craniana aproximadamente igual à idade moderna, o homem de Cro-Magnon atingiu grande progresso material. Costurava suas roupas, feitas de peles de animais, com agulhas de osso e cozinhava alguns alimentos. Construiu choupanas nas regiões onde havia deficiências de abrigos naturais e suas criações artísticas, surpreendentemente belas, indicam certa divisão de trabalho.
As primeiras manifestações religiosas no homem pré-histórico pertencem ao homem de Cro-Magnon, sob sua forma de magia. Nas pinturas de suas cavernas são representados os seus desejos que gravados ou pintados na rocha, são quase sempre apelos mágicos para a realização de cenas de caça ou de reprodução de animais. Pensavam, talvez, que assim os poderiam vencer ou obtê-los com mais facilidade.
Nessa fase da Pré-história, o homem foi, sobretudo um caçador. Sua economia e suas atividades estão sempre ligadas à caça. Sua religião e sua arte mostram-nos uma cultura de caçadores.
O homem do Paleolítico Superior, notadamente o de Cro-Magnon, conseguiu sobreviver apesar das adversidades do meio físico e da descaracterização produzida pela miscigenação racial. Nas populações do norte da Espanha e do sul da França, ainda hoje podemos encontrar traços físicos remanescente dos antigos pintores de cavernas da pré-história? É assunto controvertido.Segundo uns do norte da áfrica; na opinião de outros seriam autóctones europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário