16 de junho de 2009

NELSON MANDELA, A VITÓRIA DA FÉ E DA CORAGEM

Quando Nelson Mandela foi libertado, a nóticia correu como um raio pelos quatro cantos do mundo. Banidos da vida politica da Africa do Sul, o lendário líder Negro Mandela e seu partido político, o Congresso Nacional Africano estavam livres para combater o apartheid que quer dizer "vida separada", sistema implantado pelo Partido Nacional em 1948 que dava a cinco milhões de brancos o privilégio de dominar econômica, política e socialmente a maioria da população sul africana composta de vinte seis milhões de negros. No decorrer dos 27 anos que ficou preso, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou o lema das campanhas anti-apartheid em vários países.Durante os anos 1970, ele recusou uma revisão da pena e, em 1985, não aceitou a liberdade condicional em troca de não incentivar a luta armada. Mandela continuou na prisão até fevereiro de 1990, quando a campanha do CNA e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de fevereiro, aos 72 anos, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk.
Como presidente do CNA de julho de 1991 a dezembro de 1997 e primeiro presidente negro da África do Sul (de maio de 1994 a junho de 1999), Mandela comandou a transição do regime de minoria no comando, ganhando respeito internacional por sua luta em prol da reconciliação interna e externa.
Mas nada é para sempre, liberdade é um estado de espírito, Nelson Mandela já dizia:
"A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias."
100 anos depois, quando os livros, historiadores, jornalistas e professores falarem de Nelson Mandela, as pessoas perguntarão se ele realmente existiu, porque ele é e será uma personalidade mitica e lendária.

2 comentários:

  1. Nelson Mandela, o Senhor dos Senhores, o Senhor do Seu proprio Destino, um Lider não apenas do do seu País, seu Povo, mas sim de todos os Povos, um Eleito Senhor dos Senhores Um Homem que soube usar o poder da Mente. Ele sim, a ele podemos chemar de Senhor. Obrigado por Ser um Negro Africano. God Bless You my President
    Zacarias Saiegh (Guineense)

    ResponderExcluir
  2. Perante esse Senhor todas as palvras são poucas, por isso basta-nos ficar em Silêncio... Pois o Senhor é uma Pessao Linda, não só no Pensar, Agir mas sim em todo o seu Ser... God bless You!

    ResponderExcluir