15 de março de 2010

RENÉ DESCARTES, O FILÓSOFO DO ESPÍRITO...



Descartes rompeu com o aparato conceitual da escolástica medieval para edificar seu próprio sistema, e por isso é considerado um dos fundadores da filosofia moderna. René Descartes, latinizado como Renatus Cartesius, origem do nome de "cartesianismo" dado a sua doutrina. Nasceu em La Haye, França, em 31 de março de 1596. De família abastada, com oito anos entrou para o colégio dos jesuítas de La Flèche, onde adquiriu ampla formação filosófica e matemática. Formado em direito pela Universidade de Poitiers em 1616, no ano seguinte iniciou um período de viagens "para estudar mais livremente no livro do mundo" e assim concretizar seu desejo de "aprender a distinguir o verdadeiro do falso". Em 1618 alistou-se no exército de Maurício de Nassau, nos Países Baixos, e um ano depois no de Maximiliano da Baviera. Foi nessa época que, segundo suas próprias palavras, "brilhou a luz de uma revelação admirável" e Descartes encontrou o caminho para elaborar sua filosofia. Depois de outra etapa de viagens, instalou-se em 1625 em Paris, onde levou uma vida tranqüila de reflexão e trabalho. Três anos mais tarde, em busca de um ambiente mais propício ao estudo, mudou-se para os Países Baixos. Ali redigiu as "Regulae ad directionem ingenii", "Regras para a direção do espírito", só publicadas em 1710. Em 1637 apareceu em Leyden seu famoso Discours de la méthode, Discurso sobre o método, com três apêndices científicos: Dioptrique, Dióptrica, Météores, Meteoros e Geométrie, Geometria.
Em 1633, ao saber da condenação de Galileu, de cujas idéias compartilhava, Descartes sustou a publicação do "Traité du monde", Tratado sobre o mundo; contudo, partes dessa obra apareceram em 1641. Também publicadas em 1641, suas "Meditationes de prima philosophia", Meditações sobre filosofia primeira. Filosofia de Descartes. No Discurso sobre o método, Descartes afirma que sua decisão de elaborar uma doutrina baseada em princípios totalmente novos procede do desencanto em relação aos ensinamentos filosóficos que recebera. Convencido de que a realidade inteira respondia a uma ordem racional, pretendia criar um método que possibilitasse alcançar, em todo o âmbito do conhecimento, a mesma certeza que a aritmética e a geometria proporcionavam em seus campos. Em suma, não é exagero afirmar que, embora Descartes não tenha chegado a resolver todos os problemas que levantou, tais problemas se tornaram questões centrais da filosofia ocidental.

Um comentário:

  1. Gostei do teu texto! Muito bacana!

    Escrevi um sobre Descartes, descontraído e informal.

    Legal a tua postagem,! deem também uma olha na nossa em http://nerdwiki.com/2014/01/12/o-discurso-do-metodo-rene-descartes/ Obrigado.

    ResponderExcluir