26 de maio de 2009

CIDADE DE DEUS, O FILME QUE VIROU UM CLÁSSICO

O filme "Cidade de Deus", produção em 2002, com direção de Fernando Meirelles e Kátia Lund que tornou-se um clássico do cinema brasileiro, ganhador de mais de 30 prêmios, dá um banho em muitas produções estrangeiras. A pelicula mistura ação e drama, o roteiro nos põe num labirinto de surpresas, desmistfica estereótipos e estes caem por terra ao mostrar o "apartheid" camuflado, compulsório, racial e social a que são submetidos os moradores de favelas e regiões mais distantes dos grandes centros urbanos. Como dizia uma música dos anos sessenta: "O morro não tem vez."
O filme evidencia para aqueles que querem ver e saber que o Brasil não é tão romântico e belo assim. Há a corrupção nos meios policiais, o narcotráfico só existe porque quem consome são os filhos daqueles que dizem tentar combate-lo, que há uma comunidade segregada que nunca terão reais chances de oportunidades iguais com o povo do asfalto. Drogas e armamentos entram nas favelas com aval daqueles que fazem vista grossa e financiam toda essa violência e os mesmos tratam com desdem que a população das favelas tenham acesso à educação, cidadania e segurança pública. No inconsciente coletivo do brasileiro, a lei e a opressão são brancas, a malandragem e a sacanagem são mestiças.
Não dever cívico assistir o filme "Cidade de Deus", é uma oportunidade única para refletirmos sobre nossas mazelas e imperfeições, sobre a decadência moral, social e política dos nossos governantes e seus governos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário