18 de maio de 2009

VILA SÉSAMO...VELHOS E BONS TEMPOS


Quando criança nos primeiros anos da década de 70 no mundo da admirável televisão nova, quando sentavamos na sala e ficavamos quietos, hipnotizados para assistir a todos os desenhos e seriados. Só saiamos de frente da TV para irmos à escola, um programa marcou a minha infância, talvez não só a minha, mas de toda uma geração, eu me refiro ao programa "VILA SÉSAMO"
O seriado infantil começou a ser transmitido em 12/10/1972. Na época, a Rede Cultura e a Rede Globo estavam bastante interessadas em adaptar o programa norte-americano. Como a Rede Globo inicialmente não tinha estúdios para filmar o seriado, foi criada uma parceria entre as emissoras. Eis o motivo de Vila Sésamo ter sido exibida pelas duas emissoras até 1974, quando a TV Globo assumiu totalmente a produção do programa. Conseguidos os direitos da Children's Television Workshop, Vila Sésamo teve sua estréia na TV. Era exibido às 10h45 e 16h, e durava de meia a uma hora. Era um programa que trazia noções educativas para as crianças, mas de um modo que não fosse chato, que mesclava a educação com a diversão e uma boa dose de humor. O cenário, era uma vila onde pessoas e bonecos conviviam com crianças. Ao longo das três fases do programa, eram abordados temas diferentes como as letras, os números, as cores,a higiene, o respeito no trânsito, e outros. Tudo isso acompanhado de desenhos animados e canções compostas pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.
Foi a partir de 1973 que Vila Sésamo foi completamente nacionalizada. Foi nesse ano que surgiram as versões brasileiras dos famosos bonecos Garibaldo, Gugu e Funga-Funga. Uma outra novidade era as participações de crianças carentes entre 3 e 10 anos. As únicas cenas não produzidas no Brasil eram as de Ênio e Beto, personagens do Sesame Street, cuja as cenas eram apresentadas no seriado.
Bons tempos aqueles anos, nós crianças não tinhamos quase nada de material, mas tinhamos educação, respeito pelos mais velhos e sonhavamos em ser super-heróis na nossa ingenua criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário