17 de novembro de 2010

QUEM NÃO PLANTA VENTO, NÃO COLHE TEMPESTADE


A educação como todos nós sabemos é um dos mais importantes fatores de desenvolvimento social. A educação transforma as pessoas, modificando seus conhecimentos, seus costumes, seus valores morais e religiosos. Juntamente com os meios de comunicação, rádio, jornal e tv; a educação cria novos padrões de comportamento, aproximando os individuos e estimulando uma concorrência profissional saudavel.
Os tempos são outros, há mais competição no mundo de hoje e o Brasil não está fora desse contexto. É preciso haver mecanismos de avaliação que sejam justos e não e excludentes.
Concordo que há mais candidatos do que vagas e por que não há um equilíbrio?
Os governos e seus governantes marcam passo a algum tempo. A educação nunca será uma prioridade. Cidadãos formados, informados e politizados não é jogo para esses caras de ternos escuros.
Eles conseguem de soluções simples, transforma-las num caos. Agora vão implantar um sistema de cotas para negros em universidades públicas, polêmica e humilhante para uns, ultrajante e inconstitucional para outros.
Esse tipo de política pública, "ações afirmativas" não é a panacéia para todos os males, mas começa a resolver, ou melhor, encurtar o grande abismo social e educacional que existe neste país entre brasileiros brancos e brasileiros negros.
Nos últimos 40 anos, a educação foi sem dúvida um fator decisivo no processo de transformação da sociedade brasileira.
O Brasil tem graves problemas sociais: um terço da sua população vive na linha da pobreza, a falta de infra-estrutura básica para a população urbana em relação a outras populações mais abastadas, as desigualdades entre as classes sociais é uma realidade assombrosa, o desemprego corroi a economia aos poucos. Se as empresas não dão empregos a quem precisa como elas querem que seus produtos sejam comprados
O vestibular tem que continuar como está, muito mais seletivo, agora com as cotas e que todos conscientizem que daqui a 20 anos todos nós sairemos ganhando, porquê teremos como avaliar e ver na prática se as sementes produziram frutos auspiciosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário