15 de novembro de 2010

ÍNDIOS, LEMBREMOS DELES...

Os verdadeiros donos dessas terras estão aqui no Brasil e no continente americano há mais de 20 mil anos. A Constituição Federal no seu artigo 231 diz: "São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições."
Na pratica a história é outra, nesses mais de quinhentos anos de Brasil, eles vem sendo massacrados diuturnamente. Num passado não muito distante, diziam que eles, os índios não tinham alma, hoje dizem que não podem ser cidadãos, são vistos como boçais e preguiçosos.
Na miha modesta opinião, a relação entre os povos nunca será igualitária, ao vemos um índio bem vestido, achamos que ele é oriental ou descendente. Não se acredita que eles são capazes de alguma coisa. Ao ficarem perambulando pelas ruas, são taxados de mendigos e por não achar que índios são cidadãos brasileiros, a burguesia descaracteriza e os trata com indiferença negligente, cerceando seus direitos a saúde, edcação e infra estruturas básicas.
Em 1997, em Brasilia, um índio de uma tribo do Centro Oeste, ao dormir numa parada, foi confundido com um mendigo e por esse motivo, untaram seu corpo com álcool e jovens atearam-lhe fogo. Os jovens burgueses justificaram suas atitudes com sendo uma pegadinha.
O preconceito é um fato real contra índios, o seu massacre continua nos dias atuais, mais sombrio do que nunca e estão sendo exterminados pelas DST's, Aids, alcoolismo, igrejas petencostais e conflito com grileiros e fazendeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário