28 de fevereiro de 2011

UMA VIAGEM DE 100 MIL ANOS LUZ DE QUILÔMETROS DE UMA PONTA A OUTRA DA NOSSA GALÁXIA, O TEMPO É RELATIVO...


Galáxia é o termo dado a um grande grupo de estrelas e de matéria interestelar como gases e poeira cósmica, seu termo vem do grego, que significa “arco” ou “circulo leitoso”. Estima-se que existam bilhões de galáxias em nosso universo, possuindo cada galáxia algumas dezenas de bilhões de estrelas.
No Universo existe um número gigantesco de estrelas, sistemas de estrelas e sistemas planetários. Nos sistemas de estrelas, há estrelas que giram em torno de outras. Nos sistemas planetários, são os planetas que giram em torno de estrelas.
O nosso Sistema Solar fica dentro de uma galáxia, chamada Via Láctea. A Via Láctea é formada por mais de 100 bilhões de estrelas e muitas nebulosas, nuvens de poeira e gás. O Sistema Solar não é o único sistema planetário da nossa galáxia, há milhões de sistemas planetários dentro da Via Láctea. É bem provável que as estrelas que observamos a noite contenham planetas girando ao seu redor, como acontece com o nosso Sol.
Ao observar o céu a noite você perceberá uma faixa esbranquiçada, facilmente visível no céu, onde as estrelas aparecem em maior quantidade, esta é a Via Láctea. Nossa galáxia tem a forma de um disco. Como o Sistema Solar está situado numa extremidade da galáxia, temos daqui da Terra um ponto de vista lateral.
Olhando-a de cima tem a forma de um disco, mas observando de lado, possui a forma de uma faixa estreita. Para ser mais exato a Via Láctea tem o formato de uma espiral, como um redemoinho. Esse enorme redemoinho é formado de poeira interestelar que bloqueia a luz e dificulta a visão dos objetos mais distantes.
Nossa Via Láctea é muito grande para ser medida em quilômetros. Por isso os astrônomos utilizam o ano-luz. O ano-luz equivale à distância percorrida pela luz durante um ano, a velocidade da luz é de 300 mil quilômetros por segundo. Assim um ano-luz é o equivalente a 9,5 trilhões de quilômetros. A Via Láctea tem 100 mil anos-luz de diâmetro

Um comentário:

  1. ahah tirou uma duvida minha lendo esse artigo. Pois no Céu noturno vejo essa faixa mais esbranquiçada no céu onde contem maior numero de estrela e me perguntava o que era...Eu sempre pensei q fosse Andromeda mas não conseguia acreditar q daria pra ver da qui...Ou nuvem mas o Céu de Brasilia a Noite certas epocas do ano nao tem uma nvem se quer.!

    ResponderExcluir