8 de janeiro de 2012

UMA VOZ CONTRA O CAPITALISMO E O IMPERIALISMO

Umas das opiniões mais contundentes do movimento anticapitalista no mundo de hoje, assim vejo Noam Chomsky. Esse acadêmico, professor de linguística e filosofia no Massachusetts Institute of Technology, o MIT, é também um ativista político incansável em suas manifestações contra o capitalismo americano. A família de Chomsky era de imigrantes russos. O pai, William Chomsky, foi notável estudioso da língua hebraica. Em 1945, Noam Chomsky iniciou estudos de linguística e de filosofia na Universidade da Pensilvânia. Em 1949, casou-se com a linguista Carol Schatz. No início dos anos 1950, graças a uma bolsa de estudos, Chomsky realizou pesquisas na Harvard University. Em 1955, concluiu o doutorado na Universidade da Pensilvânia. Dois anos depois, publicou "Estruturas sintáticas". Nele, Chomsky criou o modelo da gramática generativa, que revolucionou os estudos da linguagem. Desde 1955, Chomsky é professor e pesquisador do MIT, onde obteve a cátedra de línguas modernas e linguística, com atividade acadêmica e científica intensa e ininterrupta. Publicou diversos ensaios e estudos teóricos, como "Reflexões sobre a linguagem", "Linguagem e mente" e "A gramática generativa". Paralelamente à pesquisa filosófica e linguística, tornou-se ativista político de grande popularidade não só nos Estados Unidos, mas também na Europa e no Terceiro Mundo.
A partir de 1964, começou a lutar contra o envolvimento norte-americano na Guerra do Vietnã. Em 1969, publicou "American power and the new mandarins", que alcançou grande repercussão. Noam Chomsky passou a dar palestras e divulgar suas idéias políticas em várias palestras. Aqui, alguns livros publicados por Noam Chomsky: "O governo no futuro"; "11 de Setembro"; "Política externa dos Estados Unidos da Segunda Guerra Mundial a 2002"; "Poder e terrorismo"; "O que o Tio Sam realmente quer" entre outros.
Chomsky sugere que a capacidade para produzir e estruturar frases é inata ao ser humano, isto é parte do patrimônio genético dos seres humanos, gramática universal. Não temos consciência desses princípios estruturais assim como somos não temos consciência da maioria das nossas outras propriedades biológicas e cognitivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário