29 de janeiro de 2012

PLATÃO, O PAI DA FILOSOFIA OCIDENTAL? POR QUE NÃO??


Autor de vasta obra filosófica, Platão preocupou-se com o conhecimento das verdades essenciais que determinam a realidade e, a partir disso, estabeleceu os princípios éticos que devem nortear o mundo social. Seu pensamento foi absorvido pelo cristianismo primitivo e junto com seu mestre Sócrates e o discípulo Aristóteles, lançou os alicerces sobre os quais se assentaria as bases de toda a filosofia ocidental. A filosofia de Platão recebeu inúmeras interpretações não só devido a sua complexidade, mas por apresentar diversas etapas, em especial no que se refere à evolução das soluções que deu à teoria das idéias, poetizada e obscurecida pelo uso da linguagem simbólica. No entanto, suas doutrinas centram-se num propósito principal: opor-se ao relativismo dos sofistas, o que implica a suposição de haver conhecimento independente de fatores circunstanciais. Assim, o objetivo platônico era o conhecimento das verdades essenciais que determinam a realidade, a ciência do universal e do necessário.

28 de janeiro de 2012

FAHRENHEIT 451

O livro "Fahrenheit 451" é um romance futurista, escrito por Ray Bradbury e publicado pela primeira vez em 1953. Com um texto que condena não só a opressão anti-intelectual nazista, mas principalmente o cenário dos anos 1950, o livro de Bradbury revela apreensão de uma sociedade opressiva e comandada pelo autoritarismo do mundo pós-guerra. Escrito nos anos iniciais da "Guerra Fria", o livro é uma crítica ao que Bradbury viu como uma disfuncional e repreensiva sociedade americana. O romance apresenta um futuro onde todos os livros são proibidos, opiniões próprias são consideradas anti-sociais e hedonistas, e o pensamento crítico é suprimido. O personagem central Guy Montag, trabalha como “bombeiro”, o que na história significa “queimador de livro”. O número 451 refere-se à temperatura em Fahrenheit no qual o papel incendeia. Uma versão do filme foi lançado em 1966, dirigido por François Truffat. No mínimo duas dramatizações foram transmitidas pela BBC Radio 4, ambas seguiram fielmente ao livro. Através dos anos, o romance foi submetido à várias interpretações primeiramente focadas na queima de livros pela supressão de idéias dissidentes. Bradbury havia declarado que o romance não trata de censura, ele declara que Fahrenheit 451 é uma história sobre como a televisão destrói o interesse na leitura. Ray Bradbury declarou que todo o romance foi escrito nos porões da biblioteca Powell, localizada na Universidade da Califórnia em uma máquina de escrever alugada. A sua intenção original em escrever Fahrenheit 451 era mostrar seu grande amor por livros e bibliotecas. O romance se encerra com tom otimista. É dito que a sociedade que o bombeiro Montag conheceu foi quase totalmente dizimada e uma nova sociedade estaria nascendo de suas cinzas, com um destino ainda desconhecido. Nesse novo mundo, as pessoas que liam livros de forma outrora oculta começam a revelar-se, explicando a todos os demais de onde vieram de que forma o conhecimento que detem poderá transformar a vida de todos de forma positiva. Seria "Fahrenheit 451", uma visão futurista da censura e bloqueio dos meios de comunicações no século 21?

SUBMARINO SOVIÉTICO K-19: "O FAZEDOR DE VIUVAS"


No final de 1950, durante a Guerra Fria, os soviéticos sabiam que estavam bem trás dos norte-americanos em relação à sua frota de submarinos nucleares capazes de lançar mísseis balísticos atômicos e destruir cidades inimigas a partir de uma base de lançamento móvel e difícil de ser alcançado por submarinos inimigos. Assim, os soviéticos começaram a construção de K-19 em 17 de outubro de 1958. O submarino foi batizado em 08 de abril de 1959. Estranhamente, a garrafa de champanhe utilizada para o batismo ricocheteou o casco do K-19 e não quebrou, circunstâncias que alguns membros da tripulação interpretaram como um aviso de sinistro, uma maldição. A construção foi concluída em 12 de novembro de 1960 e foi colocado em serviço ativo em 30 de abril de 1961. Durante a construção e os preparativos para ativos comissionamento deste navio, muitos perderam suas vidas, por isso ele ganhou o apelido de Hiroshima. O K-19, primeiro submarino soviético a carregar mísseis balísticos, estava em exercício no Atlântico Norte no dia 4 de julho de 1961, apelidado de "fazedor de viúvas", quando uma falha no sistema de refrigeração aumentou a temperatura do reator a ponto de ameaçar o derretimento do seu núcleo. Para raparar o problema, todos os 139 tripulantes, além do capitão Alexei Vostrikov, permaneceram a bordo, expostos à radiação que vazava do compartimento do reator. O sacrifício dos marinheiros impediu uma explosão nuclear semelhante à de Chernobyl. Em 2002 foi produzido "K-19: The Widowmaker", contando esta história, um filme fabuloso, dirigido por Kathryn Bigelow, com atuações primorosas de Harrison Ford interpretando o capitão Alexei Vostrikov e Liam Neeson, interpretando o capitão Mikhail Polenin.

22 de janeiro de 2012

ABRACADABRA


A palavra provavelmente vem da mitologia antiga, em que "Abraca" era o nome de um antigo deus. Como se vê, o radical "Ab" coincide com radical semítico, também antiquíssimo. Aba, com significado de pai, isto segundo alguns estudiosos, a palavra "Abracadabra" teria o significado de fonte e origem das coisas. "Abracadabra", em cabala, devia ser escrito em triângulo, podendo ler-se em todos os sentidos. Esta palavra, em caracteres gregos, somando suas respectivas quantidades simbólicas, forma o número 365, equivalendo, pois ao número dos dias do ano.

SUCRE, A ANTIGA CAPITAL DA BOLIVIA

Em 29 de setembro de 1538, Sucre foi fundada com o nome de "Ciudad de la Plata de la Nueva Toledo" por Pedro de Anzures, marquês de Campo Redondo. Em 1559, o rei Filipe II da Espanha instituiu a Audiencia de Charcas em La Plata, com autoridade sobre uma área que cobre o que é hoje o Paraguai, o sudeste do Peru, o norte do Chile e da Argentina, e boa parte da Bolívia. Em 1609, uma arquidiocese foi fundada na cidade. Em 1624, foi fundada a Universidade São Francisco de Xavier. Até o século 18, La Plata foi o centro judicial, religioso e cultural da região. Em 1839, depois de tornar-se a capital da Bolívia, a cidade teve seu nome alterado em homenagem ao líder revolucionário Antonio José de Sucre. Após o declínio econômico de Potosí, Sucre viu a sede do governo boliviano, em 1898, mudar-se para La Paz. Em 1991, Sucre tornou-se Patrimônio da Humanidade, segundo a UNESCO. Sucre é a capital constitucional da Bolívia, sede da Suprema Corte de Justiça e capital do departamento de Chuquisaca. Localizada na parte sul-centro sul da Bolivia, Sucre fica a uma altitude de 2.800m. Nela há vários museus, igrejas e praças, alguns, marcos da história do país.

21 de janeiro de 2012

LIVRO: O SOL É PARA TODOS

O livro, "O sol é para todos", "To Kill a Mockingbird", escrito por Harper Lee, vencedor do Prêmio Pulitzer narra três anos da vida dos jovens Jem e Scout Fincher numa terra de preconceito racial, a história é pontuada pelo caso de um homem negro injustamente acusado do estupro de uma garota branca numa pequena cidade do Alabama. Scout, a narradora da trama, e Jem, seu irmão mais velho, são filhos do advogado Atticus Fincher, designado a defender Tom Robinson, acusado de estupro. Nessa história, as duas crianças e seu amigo Dill passam a conhecer o estranho mundo em que vivem e descobrem os significados de palavras como respeito e tolerância. Em 1962, foi produzido o filme com mesmo titulo, roteiro de Harper Lee e direção de Robert Mulligan. Na trama, Jean Louise Finch interpretada por Mary Badham recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, uma cidadezinha no sul dos Estados Unidos. Nesta época Tom Robinson, Brock Peters, um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell, in terpretada por Collin Wilcox Paxton, uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch, interpretado por Gregory Peck, um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu. A história traz a reflexão sobre o senso de justiça do ser humano e a busca pela verdade.

14 de janeiro de 2012

BLITZ-KRIEG



Blitzkrieg é a expressão alemã para designar "guerra-relâmpago" ou "guerra do piscar de olhos". Foi muito empregada na Segunda Guerra Mundial, para indicar maior rapidez da operações bélicas. O Blitzkrieg foi uma doutrina militar em nível operacional que consistia em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as forças inimigas tivessem tempo de organizar a defesa. Seus três elementos essenciais eram a o efeito surpresa, a rapidez da manobra e a brutalidade do ataque, e seus objetivos principais eram: a desmoralização do inimigo e a desorganização de suas forças, paralisando seus centros de controle. O arquiteto desta estratégia militar foi o general Erich von Manstein. Era também um processo no qual Adolf Hitler avisava seus adversários que iria atacá-los.

O REVOLUCIONÁRIO E CONTEMPORÂNEO DA MÚSICA CLÁSSICA

Richard Wagner, nascido em 1813 se considerava como "o mais alemão dos homens", "o espírito alemão" não é apenas conhecida por causa de sua 13 óperas e inúmeras outras composições , mas também por causa de sua inevitável influência na nossa compreensão da língua alemã cultura e história. Ele foi classificado como um anarquista e um socialista e simultaneamente, como um proto-fascista e nacionalista, como um vegetariano e um anti-semita ... Na verdade, seu nome tem aparecido em relação a quase todas as grandes tendências da história alemã dos séculos 19 e 20. Além de sua atividade como compositor e um libretista Wagner escreveu um número impressionante de livros e artigos, na verdade, cerca de 230 títulos. O espectro literário varia de teorias da ópera de programas políticos. Além dessas atividades Wagner escreveu cerca de 10 mil cartas. Richard Wagner é sem dúvida uma das figuras mais importantes do século 19. Já em sua época, ele era uma fonte de debate e controvérsia. Quando Wagner morreu em 1883, mais de 10.000 livros e artigos foram escritos sobre ele. A quantidade de pesquisas tem-se multiplicado depois de sua morte. Wagner inspirou não só músicos e compositores, mas os artistas também. Um dos artistas mais famosos para ilustrar as óperas de Wagner foi o notável pintor alemão do século 19 Ferdinand Leeke que viveu entrte 1859 e 1925. Um lado interessante e ainda bastante negligenciada de Wagner é a memorabilia e da cultura popular inspirado por seu caráter. Em 1869 Wagner retomou o projeto da tetralogia "O anel dos Nibelungos". Convencido de que precisaria de um teatro especial para apresentar aquela obra, Wagner concebeu o Teatro Bayreuth, na Bavária, com o apoio do rei. O teatro foi inaugurado em 1876, com a apresentação do "O anel dos Nibelungos". Wagner permaneceu em Bayreuth, salvo viagens para concertos em Londres e na Itália. Durante esses anos ele compôs seu último trabalho, o drama "Parsifal", iniciado em 1877 e apresentado em 1882. Ditou para a esposa sua autobiografia e morreu em Veneza. Sua obra, "Tristão e Isolda" é algumas vezes descrita como um marco do início da música moderna. A influência de Wagner vai além da música, é também sentida na filosofia, literatura, artes visuais e teatro. O impacto de suas ideia pode ser sentidas em muitas artes do longo de todo o século 20. "Cavalgada das Valquírias" é o termo popular da Europa para o início do ato III da ópera "Die Walküre". O tema principal da cavalgada, o leitmotiv Walkürenritt foi escrito originalmente em julho de 1851. Um esboço preliminar da composição foi composta em 1854 como parte da composição de toda a ópera, que foi completamente orquestrada no início de 1856. Junto com o coro nupcial de Lohengrin, Cavalgada das Valquírias é uma das obras mais conhecidas de Wagner, destacada parcialmente por suas referências na cultura popular, sendo usada como um estereótipo da Grande Ópera. Cavalgada das Valquírias é provavelmente mais conhecida por seu uso no filme "Apocalypse Now", de 1979 na cena em que um esquadrão de helicópteros atacam uma vila vietnamita. Desde então, tem sido usada em diversos filmes, jogos eletrônicos e comerciais. Exemplos de uso incluem o filme "Valkyria" de 2009, "Senhor da guerra" de 2005, "Casper" de 1995, "Fellini, 8½" de 1963 e "O aniversário de uma nação" de 1915.

12 de janeiro de 2012

SUZI QUATRO


Suzi Quatro nasceu em 1950, na cidade de Detroit. Era filha de um músico de jazz. Seu primeiro instrumento foi um baixo "Fender Precision" 1957, dado ela por seu pai, Patti Quatro. Mais tarde, ela se juntou à banda Fanny, uma das primeiras bandas de rock só com mulheres para ganhar a atenção nacional. Em 1964, formou sua primeira banda, que contava com sua irmã na formação. "Suzi soul and the pleasure seekers" era o orgulho da família Quatro. Em 1971, Suzi já era uma contrabaixista conceituada na cidade e além de cantar e tocar muito bem, tinha carisma. Durante uma apresentação ela foi notada por Mickie Most, um produtor musical que produziu os albuns do "The Animals", Jeff Beck, Donovan e resolveu ajudar a jovem roqueira. Ele a levou para a Inglaterra, visando gravar algumas músicas pelo selo "Rak Records", do qual era responsável. A banda dela consistia em Britons Alastair McKenzie, teclado, Dave Neal, bateria e Len Tuck na guitarra. A canção “Can the Can” fez um enorme sucesso e tornou a roqueira bastante conhecida na Inglaterra e Australia. As músicas, "48 Crash", "Daytona Demon", "Devil Gate Drive", "If you can't give me love" e "She's in love with you" viriam depois e também se tornariam grandes sucessos. Suzi Quatro Produziu os albuns "Suzi Quatro" em 1973, "Quatro" em 1974, "Your mama won't like me" em 1975, "Aggro-Phobia" em 1977, "If you Knew Suzi" em 1978, "Suzi and other four letter words" em 1979. Suzi atuou no seriado americano "Happy days". Poucos conhecem a importância de Suzi Quatro no contexto do rock'nRoll, pois ela influenciou toda uma geração de cantoras.

8 de janeiro de 2012

UMA VOZ CONTRA O CAPITALISMO E O IMPERIALISMO

Umas das opiniões mais contundentes do movimento anticapitalista no mundo de hoje, assim vejo Noam Chomsky. Esse acadêmico, professor de linguística e filosofia no Massachusetts Institute of Technology, o MIT, é também um ativista político incansável em suas manifestações contra o capitalismo americano. A família de Chomsky era de imigrantes russos. O pai, William Chomsky, foi notável estudioso da língua hebraica. Em 1945, Noam Chomsky iniciou estudos de linguística e de filosofia na Universidade da Pensilvânia. Em 1949, casou-se com a linguista Carol Schatz. No início dos anos 1950, graças a uma bolsa de estudos, Chomsky realizou pesquisas na Harvard University. Em 1955, concluiu o doutorado na Universidade da Pensilvânia. Dois anos depois, publicou "Estruturas sintáticas". Nele, Chomsky criou o modelo da gramática generativa, que revolucionou os estudos da linguagem. Desde 1955, Chomsky é professor e pesquisador do MIT, onde obteve a cátedra de línguas modernas e linguística, com atividade acadêmica e científica intensa e ininterrupta. Publicou diversos ensaios e estudos teóricos, como "Reflexões sobre a linguagem", "Linguagem e mente" e "A gramática generativa". Paralelamente à pesquisa filosófica e linguística, tornou-se ativista político de grande popularidade não só nos Estados Unidos, mas também na Europa e no Terceiro Mundo.
A partir de 1964, começou a lutar contra o envolvimento norte-americano na Guerra do Vietnã. Em 1969, publicou "American power and the new mandarins", que alcançou grande repercussão. Noam Chomsky passou a dar palestras e divulgar suas idéias políticas em várias palestras. Aqui, alguns livros publicados por Noam Chomsky: "O governo no futuro"; "11 de Setembro"; "Política externa dos Estados Unidos da Segunda Guerra Mundial a 2002"; "Poder e terrorismo"; "O que o Tio Sam realmente quer" entre outros.
Chomsky sugere que a capacidade para produzir e estruturar frases é inata ao ser humano, isto é parte do patrimônio genético dos seres humanos, gramática universal. Não temos consciência desses princípios estruturais assim como somos não temos consciência da maioria das nossas outras propriedades biológicas e cognitivas.

1 de janeiro de 2012

520° ano do Descobrimento da América
512° ano do Descobrimento do Brasil
190° ano da Idependência do Brasil
123° ano da Proclamação da República
102° aniversário do Sport Club Corinthians
54° aniversário de Taguatinga
52° aniversário de Brasília
31 de agosto, aniversário do autor do blog