A palavra vem do árabe "Axetrech", que por sua vez deriva do persa "Schatrayan", já transformada do sânscrito "Chaturanga" de Chatur, "quatro" e "Anga", membro, por ser este jogo formado por 4 elementos que formavam as forças hindus: infantaria, cavalaria, elefante e marinha, sendo este representado no tabuleiro hindu por um navio, "Rokl". as demais peças tinham o nome de "padata", peão, "rajah", rei, "has", elefante, "asva", cavalo. No tabuleiro hindu não havia rainha, havia "fers" que quer dizer "general", peça que apoiava o rei indiano contra o "ska" persa. O xadrez atual é composto de 16 peças escuras e 16 claras, sendo elas: um rei, uma rainha, 2 bispos, 2 torres, 2 cavalos e 8 peões. O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios amadores e profissionais, clubes, escolas, pela Internet e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo. Em fevereiro de 1996, o computador "Deep Blue" surpreendeu o mundo ao vencer uma partida contra o então campeão mundial Garry Kasparov, mas o campeão venceu três jogos e empatou duas, vencendo a disputa de seis rodadas. Em maio de 1997, em uma outra partida, o computador derrotou o campeão pela primeira vez. O match entre o ex-campeão mundial Garry Kasparov, número um do mundo no ranking da Professional Chess Association, PCA e da Federação Internacional de Xadrez, e o supercomputador "Deep Blue", projetado pela IBM, resultou numa polêmica vitória de Deep Blue, em que Kasparov cometeu erros primários em várias partidas. Além de Kasparov ter cometido um erro grave na Defesa Caro-Kann, permitindo um sacrifício temático que o deixou em sérias dificuldades e o levou à derrota, em outra ocasião deixou escapar uma variante de empate relativamente fácil de ser descoberta por jogadores de seu nível. Em outubro de 2002, em um evento semelhante, Vladimir Kramnik, o então campeão mundial empatou com o programa de computador Deep Fritz, em uma série de oito partidas, no evento que ficou conhecido como "Brains in Bahrain". 4 anos depois, depois de aperfeiçoado, o mesmo programa derrotaria Kramnik, já com a coroa unificada de campeão mundial. Em 2007, o programa Rybka se mostrou superior a qualquer jogador humano, inclusive rodando em computadores pessoais. O Dia Internacional do Xadrez é comemorado no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário