Alguns aviões são lembrados pela enorme quantidade de unidades construídas, outros pelo elevado tempo de utilização em serviço, outros ainda pela fiabilidade no cumprimentos das suas missões. Quando um avião é reconhecido como líder nas três categorias destaca-se entre os seus pares. Esse avião é o McDonnell Douglas F-4 Phantom. A sua excepcional polivalência é ainda hoje reconhecida após 40 anos decorridos desde a sua entrada ao serviço. O seu desenvolvimento começou logo na década de 50, quando a McDonnell Douglas decidiu projectar um caça que correspondesse aos requisitos da marinha para substituir os F-3H. Inicialmente projectado como uma caça de ataque, as suas características foram modificadas de modo a incluir capacidade para combate ar-ar all weather e para intercepções com mísseis. A sua entrada ao serviço da US Navy, deu-se em 1960. No ano seguinte após estudos efectuados, a USAF verificou a existência de uma lacuna nos seus caças no campo de mísseis e radar, o que levou à encomenda do F-4C. A prova de fogo dos F-4 Phantom deu-se no Vietnã, onde se destacou no ataque ao solo, a missão para que inicialmente foram projetados e no combate aéreo. Quer sob as insígnias da US Navy ou a serviço da USAF, os Phantom obtiveram inúmeras vitórias. Neste conflito, os modelos F-4 destacaram-se pela sua incrível atuação nas missões de supressão das baterias anti-áereas dos vietcongues, missão para a qual foram especialmente desenvolvidos. Entre algumas melhorias receberam capacidade para lançar os mísseis anti-radiação AGM-45 Shrike e os pods Westinghouse ECM. A 3 de Julho de 1959 durante a celebração do 20º aniversário da McDonnell Aircraft Corporation foi-lhe atribuído o nome de Phantom II. No 40ª aniversário o numeral "II" foi retirado, passando a ser simplesmente F-4 Phantom. É um caça-bombardeiro, de dois lugares e com dois motores supersónicos, com capacidade operacional dia e noite e em todas as condições meteorológicas. Construído pela McDonnell Douglas, originalmente McDonnell Aircraft Corporation. Foi operado pela Marinha, Marines e força aérea norte americana, executando as tradicionais missões de superioridade aérea, apoio aéreo próximo, intercepção, supressão de defesa antiaérea, defesa da frota, ataque e reconhecimento, ao longo de 38 anos, finalizando uma carreira recordista em 1996. O primeiro vòo ocorreu em 27 de Maio de 1958, tendo sido inicialmente desenvolvido para uso em porta-aviões como interceptor de longo alcance na defesa de Esquadra da Marinha dos Estados Unidos. A produção terminou em 1979 após a construção de 5.195 unidades. 2.874 para a Força Aérea, 1.264 para a Marinha e Marines e 1.057 para exportação, dos quais continuam em serviço ativo cerca de 700 unidades. Os pilotos do F4 Phantom disseram "que é um avião que fazia tudo o que lhe era pedido, um avião que cumpria a sua missão e trazia o seu piloto de regresso a casa".
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