18 de maio de 2011

F4 PHANTOM: POLIVALENTE E HISTÓRICO






Alguns aviões são lembrados pela enorme quantidade de unidades construídas, outros pelo elevado tempo de utilização em serviço, outros ainda pela fiabilidade no cumprimentos das suas missões. Quando um avião é reconhecido como líder nas três categorias destaca-se entre os seus pares. Esse avião é o McDonnell Douglas F-4 Phantom. A sua excepcional polivalência é ainda hoje reconhecida após 40 anos decorridos desde a sua entrada ao serviço. O seu desenvolvimento começou logo na década de 50, quando a McDonnell Douglas decidiu projectar um caça que correspondesse aos requisitos da marinha para substituir os F-3H. Inicialmente projectado como uma caça de ataque, as suas características foram modificadas de modo a incluir capacidade para combate ar-ar all weather e para intercepções com mísseis. A sua entrada ao serviço da US Navy, deu-se em 1960. No ano seguinte após estudos efectuados, a USAF verificou a existência de uma lacuna nos seus caças no campo de mísseis e radar, o que levou à encomenda do F-4C. A prova de fogo dos F-4 Phantom deu-se no Vietnã, onde se destacou no ataque ao solo, a missão para que inicialmente foram projetados e no combate aéreo. Quer sob as insígnias da US Navy ou a serviço da USAF, os Phantom obtiveram inúmeras vitórias. Neste conflito, os modelos F-4 destacaram-se pela sua incrível atuação nas missões de supressão das baterias anti-áereas dos vietcongues, missão para a qual foram especialmente desenvolvidos. Entre algumas melhorias receberam capacidade para lançar os mísseis anti-radiação AGM-45 Shrike e os pods Westinghouse ECM. A 3 de Julho de 1959 durante a celebração do 20º aniversário da McDonnell Aircraft Corporation foi-lhe atribuído o nome de Phantom II. No 40ª aniversário o numeral "II" foi retirado, passando a ser simplesmente F-4 Phantom. É um caça-bombardeiro, de dois lugares e com dois motores supersónicos, com capacidade operacional dia e noite e em todas as condições meteorológicas. Construído pela McDonnell Douglas, originalmente McDonnell Aircraft Corporation. Foi operado pela Marinha, Marines e força aérea norte americana, executando as tradicionais missões de superioridade aérea, apoio aéreo próximo, intercepção, supressão de defesa antiaérea, defesa da frota, ataque e reconhecimento, ao longo de 38 anos, finalizando uma carreira recordista em 1996. O primeiro vòo ocorreu em 27 de Maio de 1958, tendo sido inicialmente desenvolvido para uso em porta-aviões como interceptor de longo alcance na defesa de Esquadra da Marinha dos Estados Unidos. A produção terminou em 1979 após a construção de 5.195 unidades. 2.874 para a Força Aérea, 1.264 para a Marinha e Marines e 1.057 para exportação, dos quais continuam em serviço ativo cerca de 700 unidades. Os pilotos do F4 Phantom disseram "que é um avião que fazia tudo o que lhe era pedido, um avião que cumpria a sua missão e trazia o seu piloto de regresso a casa".

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