No começo dos anos 70, o cinema americano vê surgir um novo gênero de filmes que vai marcar toda a década. Voltado para as audiências negras, o "Blaxploitation" mistura com sotaque das palavras “black” e “exploitation”, explorava problemas dos guetos negros norte-americanos, e normalmente apresentava nas telas histórias com uma atmosfera de criminalidade ou opressão: seus personagens, em grande maioria encenados por atores negros, eram prioritariamente bandidos, criminosos, traficantes e trabalhadores baixos e segregados. Aos brancos restavam os papéis de policiais corruptos, prostitutas, políticos sem escrúpulos e criminosos inocentes, fáceis de enganar. Os filmes blaxploitation eram protagonizados e realizados por atores e diretores negros e tinham como publico alvo, principalmente, os negros norte-americanos. Atores e atrizes como Pam Griere, Richard Roundtree de Shaft, o campeao de caratê Jim Kelly que contracenou com Bruce Lee em "Enter the Dragon", se destacaram como os principais artistas deste gênero. Shaft, dirigido por Gordon Parks lançado em 1971 com orçamento da MGM, foi o filme que mais se popularizou no genero, Isaac Hayes ganha o Oscar de melhor trilha sonora com a música do filme "Theme from Shaft". Outros classicos da blaxploitation tambem se destacaram, como Sweet Sweetback's Badaaass Song dirigido por Melvin Van Peebles em 1971, Superfly e Trouble Man, de 1972, Black Caesar, Coffy e Cleopatra Jones, de 1973, Black Belt Jones, Willie Dynamite e Foxy Brown, de 1974, Bucktown e Dolemite, de 1975, Black Samurai, de 1977, entre outros. As trilhas sonoras dos filmes blaxploitation eram compostas por músicos, arranjadores e produtores musicais consagrados da musica negra norte americana como Curtis Mayfield, Isaac Hayes, James Brown, Quincy Jones, Barry White, Marvin Gaye,Willie Hutch entre outros. O gênero sobreviveu até finais dos anos 70, quando associações de luta por direitos e contra a discriminação da população negra, como a National Association for the Advancement of Colored People e a Southern Christian Leadership Conference de Martin Luther King, assim como a National Urban League, formaram uma coalizão contra o gênero: segundo as associações, os filmes contribuíam na criação estereotipada dos negros. Nos anos 90, o diretor Spike Lee atualizou o gênero levando em consideração a questão de certos estereótipos dados aos negros. O gênero de cinema terminou efetivamente como uma força criativa, mas a influência musical continuou. Muitas das bandas sonoras desses filmes, como os próprios filmes, desapareceram na obscuridade, durante a década de 1980. O recente ressurgimento do interesse no cinema e na cultura dos anos 1970 levou a um desejo correspondente a explorar a música do gênero blaxploitation, e com ela o reconhecimento de longo atraso da enorme influência de seus artistas na música moderna.
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