26 de março de 2011

ROSA PARKS, UM DOS MOTIVOS DE BARACK OBAMA TORNA-SE O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS...

No dia 1º de dezembro de 1955, um domingo, Rosa Parks tomou um ônibus na cidade de Montgomery, no Estado do Alabama, chovia e ela estava muito cansada indo à igreja. No caminho o ônibus encheu, alguém exigiu que Rosa Parks levantasse de onde estava na parte da frente e fosse para os fundos. Rosa era negra e a lei do Alabama determinava que os negros deviam ficar nos fundos de todos ônibus. Rosa Parks tinha consciência de que aquilo esta errado, era injusto, ela se recusou a se levantar de onde estava sentada. Presa e multada em alguns dólares. Ela chegou atrasada para o culto na sua igreja. Ela não sabia, mas seu ato de coragem e determinação estava iniciando um movimento que depois de 53 anos levaria um negro a presidência da maior potência econômica e militar do planeta.
Ninguem se lembraria mais do incidente se um jovem pastor de 26 anos não tivesse se transferido pouco tempo antes para Montgomery. Em resposta ao fato, o pastor Martin Luther king Jr. Convocou seus fieis a iniciarem um movimento de boicote aos ônibus da cidade, a comunidade afro-americana oferecia carona uns aos outros. O boicote durou 381 dias, até que quase falidos, os donos de empresas de ônibus presionaram o governo segregacionista a mudar a lei... Uma canção folclórica foi adaptada pra contar a historia de Rosa Parks:
“If you me at the back of the bus
Se você me perde na traseira do ônibus
You can’t find me nowhere
Você não me achará em nenhum lugar
Look for me in the front of the bus
Procure-me na dianteira do ônibus
I’ll be sitting over there".
Eu estarei sentado lá...

5 comentários:

  1. achei muito interessante, me ajudou bastante, obrigado e parabéns Dô.

    ResponderExcluir
  2. Isso sim foi um grande ato de coragem e de liderança. Isso mostra q devemos ser guerreiros e lutar por aquilo q queremos; um pais melhor, uma cidadania forte e guerreira etc...Seja o q for lute!!!

    ResponderExcluir
  3. Isso sim foi um grande ato de coragem e de liderança. Isso mostra q devemos ser guerreiros e lutar por aquilo q queremos; um pais melhor, uma cidadania forte e guerreira etc...Seja o q for lute!!!

    ResponderExcluir
  4. Isso sim foi um grande ato de coragem e de liderança. Isso mostra q devemos ser guerreiros e lutar por aquilo q queremos; um pais melhor, uma cidadania forte e guerreira etc...Seja o q for lute!!!

    ResponderExcluir
  5. Isso sim foi um grande ato de coragem e de liderança. Isso mostra q devemos ser guerreiros e lutar por aquilo q queremos; um pais melhor, uma cidadania forte e guerreira etc...Seja o q for lute!!!

    ResponderExcluir